BB IMPLANTA CORRESPONDENTE BANCÁRIO NO FÓRUM JOÃO MENDES

02/09/2010

Em comunicado enviado pelo gerente geral Wagner Seraphim Leitão ao vice-presidente da OAB SP e presidente da Comissão de Assuntos do Judiciário, Marcos da Costa, o Banco do Brasil (BB) informa que está funcionando desde a última quarta-feira (1/9) o programa piloto de Correspondente Bancário no Fórum João Mendes. Trata-se de empresa que atua como agente intermediário entre os bancos e seus clientes finais.

Segundo o banco, também já é possível a emissão de Guias de Depósitos Judiciais Estaduais no site do BB, guias que podem ser pagar por meio de boleto de cobrança em toda a rede bancária. Segundo Costa, a expectativa da Ordem é que as medidas adotadas melhorem o atendimento dos advogados nos fóruns.

Desde abril, a OAB SP e o Banco do Brasil estão discutindo os problemas enfrentados por advogados nas dependências do BB nos fóruns após a fusão do banco com a Nossa Caixa. Diversas subsecções relataram que estavam encontrando dificuldades no recolhimento de guias, que os horários de atendimento eram reduzidos nos postos bancários dos fóruns, além das filas e conseqüente demora no atendimento. O BB se comprometeu a tomar medidas para solucionar os problemas e justificou os transtornos à incorporação da Nossa Caixa que trouxe mudança de cultura, de sistema, de processo e segurança.

A OAB SP apresentou duas solicitações de estudos ao BB A primeira de modernização dos instrumentos para pagamento, ou seja, recolhimento com código de barra de  taxas e de diligências de oficiais de justiça, até para permitir o pagamento on-line. E também pediu para que fosse verificada a possibilidade de instalação de postos bancários nos fóruns das cidades de Aguaí, Guaíra, Monte Azul Paulista, Pitangueiras e Pindamonhangaba.