COMITÊ PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL


10/09/2010

Diversidade sexual, discriminação no trabalho por orientação sexual, adoção de crianças por casais homoafetivos e combate á homofobia são os temas escolhidos pelo Comitê de Estudos sobre a Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB SP para compor o painel de debates do Seminário sobre Direitos Humanos e Diversidade Sexual, nessa sábado (11/9), a partir das 8h30, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar).

 A abertura será de Adriana Galvão Moura Abílio,  conselheira secional e presidente do Comitê de Estudos sobre a Diversidade Sexual e Combate à Homofobia, membro das Comissões da Mulher Advogada e Direitos Humanos da OAB SP, mestre em Direito Constitucional e vice-coordenadora do Curso de Direito da UNIFEB – Barretos.

 

Às 9 horas, Roger Raupp Rios, juiz federal, mestre e doutor em Direito pela UFRGS, professor de Direitos Fundamentais na UNIRITTER – Porto Alegre RS, discorrerá sobre “Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Diversidade Sexual”. Em seguida, Fabíola Marques, advogada, conselheira secional e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, doutora em Direito do Trabalho pela PUC SP, professora dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC SP e ex-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, e Gabriel Lopes Coutinho Filho, juiz federal do Trabalho do TRT SP, mestre e doutorando em Direito pela PUC SP, conselheiro da EMATRA2, professor universitário, ex-presidente e atual diretor adjunto da AMATRA SP, serão os expositores em “O Direito do Trabalho e a Discriminação por Orientação Sexual”.

 

Às 13h30, João Aguirre, advogado, mestre em Direito Civil pela PUC SP e professor universitário da UniFMU, será o palestrante em “Contratos de Convivência entre Pessoas do Mesmo Sexo”. A seguir, Paulo Tavares Mariante, advogado, coordenador dos Direitos Humanos do Identidade – Grupo de Luta pela Diversidade Sexual”, falará sobre “Direito e o Combate à Homofobia”.

 

Finalizando o evento, o desembargador Antônio Carlos Malheiros, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, coordenador da Infância e Juventude do TJ SP e professor universitário, discorrerá sobre “Adoção por Casais Homoafetivos”.

 

Inscrições na sede da entidade (Praça da Sé, 385) ou www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó (400g).

 

O evento tem apoio das Comissões da Mulher Advogada e de Direitos Humanos da OAB SP, AMATRA SP e Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.