CURSO DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS


07/10/2010

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, em parceria com o DIPE/DENARC, promove no mês de 25 a 29 de outubro, das 18 às 22 horas, no salão nobre da Ordem, o Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – Capacitação para Agentes Multiplicadores.

O curso trará seis palestras com atualizado conhecimento e abordagem plural de temas ligados ao assunto, como drogas na atualidade, legislação, tratamento, jovens e adolescentes e educação preventiva.

Com visão multi-setorial, o Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas vai abordar, entre outros temas, a Lei 11.343/2006 (lei antidrogas), trazendo o aspecto legislativo para o debate promovido, como também a discussão e, mais importante, orientação para tratar deste assunto com jovens e adolescentes, faixa etária que merece atenção maior e habilidade específica para o diálogo.

Além de questões legais e sociais, o curso proporcionará espaço para informações clínicas: a neurociência relacionada ao uso e dependência das substâncias psicoativas também será foco de uma das palestras programadas.

Para o diretor cultural, Umberto D’Urso, a escalada do tráfico de entorpecentes nas capitais brasileiras e também em pólos do interior na última década deixou evidente que os aspectos relacionados ao assunto “drogas” precisam ser revistos e atualizados, especialmente por advogados, estagiários e estudantes de Direito. “Além de todo o entendimento legal  sobre as mudanças no universo dos usuários de entorpecentes e também quanto ao perfil destes, as técnicas de combate ao tráfico e também o resgate de dependentes químicos devem passar por um novo grau de compreensão”, diz.

Conheça os palestrantes:

DROGAS NA ATUALIADADE
REINALDO CORRÊA (Delegado Titular do DIPE – Divisão de Prevenção e Educação)

LEGISLAÇÃO SOBRE DROGAS
LAÉRCIO REZENDE (Escrivão – DIPE)

MÉTODOS DE ABORDAGENS TERAPÊUTICAS UTILIZADOS NA PREVENÇÃO / TRATAMENTO
LUÍSA CATARINA SACRAMENTO E MARISA ANTONIA PINTO (Assistentes Sociais)

NEUROCIÊNCIA DO USO E DA DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
JOÃO NAZARENO PEDROSO DE OLIVEIRA (Médico)

MÉTODOS DE ABORDAGENS PREVENTIVAS PARA JOVENS E ADOLESCENTES
ALEXANDRE PRADO AVILEZ (DENARC – Bacharel em Direito e graduado em Educação Física)

EDUCAÇÃO PREVENTIVA INTEGRAL
BENEDITO ROQUE DA SILVEIRA CAMPOS (Educador)
 

Inscrição: Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP – Praça da Sé, 385 / 10º andar. Mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó – 400g.