OAB SP LANÇA NOVA ETAPA DA INSERÇÃO DIGITAL DO ADVOGADO


30/11/2010

Até a fita de inauguração foi virtual para marcar o lançamento do Marco Inicial do Programa de Capacitação Digital do Advogado da OAB SP, na Escola Superior de Advocacia, com o início do curso “ Práticas Processuais por Meio Eletrônico”, em módulos presencial e telepresencial, no último dia 23 de novembro. “É um passo importante que estamos dando para dotar o advogado de capacitação para atuar no meio digital ”, ressalta o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

 De acordo com o presidente da OAB SP, o projeto de inserção digital dos advogados  é linha mestra da atual gestão da Ordem e se abre em três frentes:   aquisição de equipamentos , certificação eletrônica e capacitação. “ É  fundamental que a Ordem reúna condições para fazer com que o advogado seja inserido no meio digital e possa dominar todas as etapas do processo eletrônico. É um compromisso de campanha  que estamos cumprindo”, ressalta o presidente da OAB SP.

 Equipamentos

D’Urso explica que levantamento da OAB SP apontou que 20% dos advogados  do Estado não possuem computador. “ Por isso, a primeira frente vem sendo viabilizar parcerias por meio da CAASP para que o advogado possa comprar seu computador no mercado  com desconto  e também tenha acesso a  linhas de crédito diferenciadas para adquirir ou atualizar seus equipamentos de informática”, afirma .

 Certificação eletrônica

O D’Urso lembra que a segunda etapa é da Certificação Eletrônica, que  também vem sendo vencida, uma vez que a Seccional paulista se tornou certificadora .“ Assim, o advogado pode ter acesso à sua assinatura digital e  peticionar eletronicamente, o que agiliza o processo, trazendo economia de tempo e recursos para o cidadão e para os operadores do Direito. Será impossível advogar sem estar inserido eletronicamente”, enfatiza D’Urso.

Capacitação

Faltava, segundo D´Urso, a terceira etapa - treinar os advogados no uso das ferramentas digitais  por meio de um curso completo de capacitação, com alguns dos melhores professores do pais. “ Dessa forma,  o advogado conseguirá dominar essa tecnologia e utilizá-la adequadamente. Esse curso está sendo presencial na sede da ESA, retransmitido para os 82 núcleos no Interior”, explica D’Urso, lembrando que, no futuro, será disponibilizado na Internet  de forma permanente e poderá atingir número imprevisível de advogados. “ No futuro, estará na web , cuja dimensão de alcance é quase infinita, podendo chegar a cem, mil, 1 milhão, depende do interesse da classe”, diz D’Urso.

 Nova revolução

Para Rubens Approbato Machado, diretor da ESA e conselheiro nato da OAB, é preciso que os advogados se conscientizem que é hora de volta para a escola.“As  maiores dificuldades que os advogados vem encontrando para ingressar no mundo digital é   falta de conhecimento  e dificuldade para ultrapassar a barreira entre o papel e o virtual. Quando passamos da caneta para a máquina de escrever  também foi difícil, temos de fazer outra mudança radical”, vaticina Approbato.

Rubens Approbato defende que todas as faculdades de Direito tenham na sua grade de disciplina o processo digital. “ Quem não conhecer a informática não conseguirá advogar. Temos de fazer com que os operadores do Direito , especialmente os 640 mil advogados brasileiros, conheçam essa realidade e mudem conceitos . A Ordem e a ESA estão fazendo sua parte”, comenta.