ADVOGADOS TORNAM-SE AGENTES MULTIPLICADORES DE PREVENÇAO A DROGAS


02/12/2010

Receberam seus certificados nesta quarta-feira (1/12), às 19 horas, na sede do Departamento de Investigações sobre Narcóticos – Museu sobre Drogas Psicotrópicas(Denarc), a Primeira Turma de Agentes Multiplicadores do Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas , promovido pelo Departamento de Cultura e Eventos OAB SP e DIPE/Denarc.

Mais de cem advogados concluíram o curso e receberam os certificados das mãos do conselheiro e diretor cultural da OAB SP, Umberto Luiz  Borges D’Urso e do delegado titular do DIP (Divisão de Prevenção e Educação), Reinaldo Correa. “ O interesse da advocacia foi grande e esperamos no futuro próximo   realizar um novo curso, uma vez que é alarmante a dimensão que o uso das drogas ilícitas vem tendo em  nossa sociedade”, ressaltou Umberto.

O  curso de capacitação de agentes multiplicadores   tratou de temas ligado ao universo das drogas, como legislação (Lei 11.343/2006),  penetração  entre jovens e adolescentes, orientações,  tratamentos  e educação preventiva. Além de questões legais e sociais, o curso abriu espaço para informações clínicas. A neurociência, por exemplo,  relacionada ao uso e dependência das substâncias psicoativas também foi foco de uma das palestras programadas.

“É importante capacitar o advogado como agente multiplicador  de informações para que possa explicar para outros segmentos os riscos das drogas, os reflexos negativos que podem  ter na vida dos jovens, que cada vez mais cedo são atraídos para seu consumo, conscientizar pais e responsáveis  e apontar caminhos para aqueles que  se tornaram dependentes e estão perdidos, com reabilitação e reinserção social “, afirmou Umberto D’Urso, que agradeceu a colaboração de delegada de polícia do Denarc, Elisabeth Massuno e do investigador de Polícia Alexandre Avilez na realização do curso.