ESA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS DO PRIMEIRO SEMESTRE


20/01/2011

A Escola Superior de Advocacia vai oferecer mais de 50 cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão. Para o pres. Luiz Flavio Borges D'Urso, a ESA cumpre um importante papel e suas gestões tem ampliado e incentivado os Cursos por todo Estado de SP, especialmente com o ensino à distância.

As inscrições estão abertas para 8 cursos de especialização, sendo 6 deles Lato Sensu, e a maior parte oferecendo ainda docência para o ensino superior.

Entre os cursos de especialização os interessados poderão encontrar duas novidades: o Curso de Especialização Lato Sensu em Terceiro Setor e o Curso de Especialização em Direito Penal, Processual Penal e Criminologia. No primeiro caso, a coordenação é dos professores Lucia Maria Bludeni, Rodrigo Mendes Pereira e Helena Maria Cravo Roxo, que terão o foco de contribuir com a formação e capacitar os participantes com elementos interdisciplinares teóricos e práticos adequados a atuação profissional no terceiro setor, especialmente em organizações não-governamentais, em projetos sociais empresariais e em alianças intersetoriais (Estado, mercado e sociedade civil) focadas no desenvolvimento socioambiental.

Para o Curso de Especialização em Direito Penal, Processual Penal e Criminologia, os objetivos serão A discussão, tanto acadêmica quanto profissional (prática forense), da área específica como instrumento em condições de entender, reconstruir e identificar o injusto penal, numa visão prospectiva e de reflexão que não pode ignorar as exigências das últimas reformas legislativas experimentadas, segundo o legado da matriz constitucional. A conformação dogmática penal e da processualística criminal, assim, há de assegurar a proteção e a defesa das garantias individuais e dos direitos fundamentais, consagrados na Carta Magna, diante dos impactos e conflitos sociológicos estampados a partir de categorias criminógenas nacionais, derivadas das relações de consumo, fiscal e tributária, meio ambiente, improbidade administrativa, drogas, e no âmbito internacional diante da seara do tráfico entorpecentes, armas, órgãos e seres humanos, criminalidade organizada, mafiosa, da empresa, dentre outros. Este curso é coordenado pelo professores Alamiro Velludo Salvador Neto (Doutor em Direito Penal - USP) e Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi (Mestre em Direito Processual Penal - USP, Mestre e Doutorando em Criminologia e Sociologia Jurídico Penal pela Universidade de Barcelona)

A ESA também iniciará neste semestre novas turmas para os cursos de aperfeiçoamento, extensão e outros, sobre diferentes matérias, Direito Imobiliário, Direito do Consumidor, Direito das Sucessões, Direito de Família, Direito Processual Ambiental, Direito do Seguro, Direito Administrativo, Direito Sindical, Direito Previdenciário, Direito Trabalhista, Espanhol, Inglês, Italiano e outros.

Os cursos de especialização tem, no mínimo, 360 horas/aula; os de aperfeiçoamento, 180 horas/aula; os de extensão e os demais, 30 horas/aula.

Informações sobre todos os cursos oferecidos podem ser obtidas no site da ESA (www.oabsp.org.br/esa) ou pelos telefones (11) 3346 6800 / 6803 ou ainda pelo e-mail faleconosco@esa.oabsp.org.br. As matrículas podem ser feitas na Escola (Largo da Pólvora, 141, sobreloja) ou no site da ESA.