CAMPANHA DA OAB SP E CRUZ VERMELHA GANHA FORÇA


27/01/2011

A campanha da OAB SP e da Cruz Vermelha Brasileira para captação de donativos para as vítimas das enchentes da região serrana do Rio, de São Paulo e de Minas Gerais tem mobilizado os advogados e a população da capital e Interior do Estado e resultado em toneladas de doações.

“ O convênio que a OAB SP celebrou com a Cruz Vermelha  Brasileira tem alavancado o volume e a velocidade das doações, uma vez que contamos com  uma rede de 223 pontos, no caso nossas subseções, para recepção dos donativos em todo o estado de São Paulo”, ressaltou Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da OAB SP.

Diversas unidades da OAB SP da Grande São Paulo e  interior tem recebido toneladas  de doações em  alimentos não perecíveis, água potável e produtos de higiene pessoal e limpeza.  Além do prédio-sede da Ordem, a cidade de Guarulhos é um exemplo. “ Começamos de forma acelerada e nos primeiros dias da campanha, apenas da Vila Galvão, arrecadamos caminhões de doações, já retiradas pela Cruz Vermelha. E continuamos no mesmo ritmo inicial porque as pessoas tem demonstrado interesse em participar”, diz o presidente da Subsecção de Guarulhos, Fábio de Souza Santos.

 

Em Marília, pelo menos três toneladas de mantimentos estão na Casa do Advogado e uma parceria foi fechada com uma transportadora local para levar os donativos para a capital. “O que chamou a atenção aqui em Marília foi o respaldo que os comerciantes e a população da cidade deram para a Ordem, foi comum ouvir quem dizia que estava doando por que confia na OAB SP e sabe que por este meio os donativos chegarão ao destino final”, disse Tayon Soffener Berlanga, presidente da  Subseção de Marília.

Outro exemplo de solidariedade vem da região noroeste do estado, onde em Presidente Prudente, a primeira semana do convênio da OAB SP com a Cruz Vermelha trouxe à Casa do Advogado local pelo menos uma tonelada de donativos, até o fim da tarde desta sexta-feira (21/jan). “Esta campanha é um exemplo de cidadania, a OAB SP acertou em cheio ao se envolver com esta causa”, ressaltou o presidente da  Subseção – Presidente Prudente, Marinaldo Muzy Villela.

Na cidade de Jundiaí, o presidente da 33ª Subseção, Márcio Vicente Faria Cozatti, disse que foi “surpreendente a rapidez com que as doações começaram a chegar. Recebemos o ofício da campanha na segunda-feira e começamos a distribuir a notícia, agora já temos uma das salas da Casa do Advogado de Jundiaí completamente tomada pelos donativos”, afirmou.

Em Santos, uma das maiores Subsecções da OAB no Estado, o número de donativos cresce, especialmente com doações de faldas, material de limpeza e de higiene pessoal. Há até um navio que foi cedido por uma empresa de cruzeiros para fazer o transporte por mar do que for arrecadado na Baixada Santista para as vítimas das enchentes da região serrana fluminense.