Pular para o conteúdo. Ir para a navegação
Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo
Você está aqui: Página Inicial noticias 2011 02 11 EVENTOS CULTURAIS DA SEMANA

EVENTOS CULTURAIS DA SEMANA

Ações do documento
    |
  • Send this page to somebody
  • Print this page
  • Clique para compartilhar
11/02/2011

De 14 a 20 de fevereiro, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP estará promovendo no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385 – 1º andar) diversas palestras de interesse da advocacia paulista sobre Administração Pública, Direito de Família, Investigações Preparatórias e o Novo Código de Processo Civil. Em todos os eventos, os advogados e outros interessados poderão participar mediante a doação de um kit escolar, contendo um caderno, duas borrachas, uma régua, duas canetas e dois lápis, material que será encaminhado para instituições sociais cadastradas na Ordem.

Veja a programação: 

14 de fevereiro (segunda-feira)

O advogado Adib Kassouf Sad, conselheiro da OAB SP e especialista em Direito Constitucional será o expositor da palestra “Princípios da Administração Pública na Constituição Federal”, a partir das 19 horas. Doutorando em Direito Político e Econômico pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, o palestrante traz visão diferenciada sobre o assunto, fazendo conexões importantes para uma compreensão amplificada das relações entre administração pública e o texto constitucional.

 

16 de fevereiro (quarta-feira)  “Seminário Novas Tendências no Direito de Família”. Com vasta programação – serão cinco palestras apresentadas das 9h às 17h30 – o evento terá abertura do presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

A primeira palestra será da advogada Verônica da Motta Cezar Ferreira, que irá tratar da “Importância da Mediação Familiar no Novo Direito de Família”, tema de bastante relevância em tempos nos quais a mediação vem ganhando cada vez mais espaço nas diversas áreas do Direito. Esta exposição terá inicio às 9h30.

As mudanças recentes do Código Civil, especialmente quanto a separações e divórcios, serão o foco de Alvaro Villaça Azevedo, que apresentará, às 10h30, a palestra “O Divórcio – Evolução e Situação Atual”.

“Direito de Família e Resolução CFM n. 1957/2010: Um novo olhar sobre a Reprodução Assistida” será a palestra apresentada às 13h30, após o intervalo do almoço. A advogada Kátia Boulos trará conhecimentos técnico-jurídicos em contraponto com os avanços da medicina nas técnicas de reprodução assistida, área que suscita debates sobre os limites éticos, bem como aqueles relacionados à legislação atual.

Às 15 horas, o presidente da Comissão de Direito de Família da OAB SP, Nelson Sussumu Shikicima, será o expositor da palestra “Sucessão do Cônjuge e do Convivente: Aspectos Controvertidos”, traçando aspectos importantes para outro momento delicado na vida dos clientes de advogados que militam em Direito Civel, a partilha de bens da herança.

A palestra “Direito de Família: Novas Tendências e Julgamentos Emblemáticos”, às 16h30, contará com a experiência do desembargador Caetano Lagrasta, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Esta exposição será um momento oportuno para ampliar o conhecimento da jurisprudência nesta área tão importante do Direito.

 

16 de fevereiro (quarta-feira) 

 “Tipos de Investigações Preparatórias” é o tema da palestra promovida pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, às 19 horas. O expositor será Marco Aurélio Vicente Vieira, advogado criminalista, conselheiro seccional, pós-graduado em Limites Constitucionais da Investigação no Brasil, pela Unisul e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP.

17 de fevereiro (quinta-feira) 

 Fábio Guedes Garcia da Silveira, advogado, mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor e coordenador do curso de aperfeiçoamento em Processo Civil – Teoria e Prática da ESA SP e presidente do TED XX, será o expositor em “Apontamentos a Respeito do Projeto do Novo Código de Processo Civil”, palestra realizada pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, às 19 horas.