MORRE ARACY MOEBIUS DE CARVALHO GUIMARÃES ROSA


03/03/2011

A OAB SP comunica,com pesar, o falecimento de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, aos 102 anos, em São Paulo, mãe do advogado e ex-conselheiro, Eduardo Carvalho Tess, e avó do também advogado, Eduardo Carvalho Tess Filho, presidente da Comissão de Direito e Mundialização da Seccional Paulista.

 O corpo está sendo velado nesta quarta-feira (3/3/), no Hospital Albert Einstein (Av. Albert Einstein, 627/701) até as 15h30, de onde sairá para o crematório Horto da Paz (Rua Horto da Paz, 191 –Itapecerica da Serra), com cerimônia às 17 horas.

 A história de Aracy Moebius de Carvalho  Guimarães Rosa é incomum. Nascida no Pará foi para a Alemanha em 1934, depois de se separar do primeiro marido (Johannes Tess), onde viveu com o filho Eduardo Tess. Trabalhava no Consulado do Brasil na cidade de Hamburgo no setor de vistos e, diante da perseguição imposta aos judeus na Alemanha pelos nazistas, Aracy  conseguiu viabilizar inúmeros vistos brasileiros para os perseguidos, contrariando determinações  do Ministério das Relações Exteriores. A iniciativa teve o apoio do escritor João Guimarães Rosa, na época cônsul-adjunto em Hamburgo, e os dois acabaram se casando em 1940. Por esse ato,  Aracy foi homenageada e seu nome está no Jardim dos Justos, no Museu do Holocausto , em Israel. Também apoiou artistas perseguidos políticos pela Ditadura Militar  no Brasil.

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, lamentou  a morte de  Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa  e enviou condolências à família Tess.