EVENTOS CULTURAIS DA TERCEIRA SEMANA DE MARÇO


10/03/2011

Entre os dias 14 e 18 de março, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP programou inúmeras palestras com temas variados. Serão debatidos Atos Administrativos, balística forense, precatórios, ações indenizatórias e violência doméstica, entre outras.Os eventos acontecem no Salão Nobre (1 andar) ou no Plenário dos Conselheiros ( 2 andar) do prédio sede.

 

PALESTRAS

 

Veja a programação completa.

 

14 de março (segunda-feira)

O advogado Espedito Pinheiro de Souza será o expositor em “Atos Administrativos: requisitos para sua formação”, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros. Mestre em Direito de Estado pela PUC SP, professor de Direito Constitucional e de Ciência Política da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Souza falará sobre o conceito jurídico em decorrência do exercício da função administrativa.

 

No mesmo horário, o advogado Luiz Olavo Baptista será o palestrante em “Aquilo que não se ensina nas faculdades de Direito, mas que todos os advogados deveriam saber”. Graduado em Direito pela PUC SP, doutor em Direito Internacional pela Université de Paris II e doutor honoris causa da Universidade de Lisboa, Baptista trará informações importantes sobre os meandros da profissão.

 

15 de março (terça-feira)

O delegado de Polícia Ricardo Ambrósio Fazzani Bina ministrará a palestra “Aplicação da Balística Forense no Direito Penal”, às 9h30, no Salão Nobre. Professor da Academia de Polícia Civil de São Paulo, professor universitário e especialista em Direito Penal e Processo Penal, Bina falará sobre a disciplina que integra que estuda as armas de fogo e seu uso na elucidação de crimes.

 

 

Às 19 horas, os advogados José Eduardo Tavolieri, Maria Inês Dolci, Bruno Boris, Vera Lúcia Remedi Pereira e a jornalista Mara Luquet, autora de um livro sobre o tema, participam do debate “Os riscos de endividamento do jovem consumidor das classes C, D e E”.

 

No mesmo horário, a advogada Thalita Alfano Sulas, graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, pós-graduada em Processo do Trabalho pelo Mackenzie e professora universitária, será a palestrante em “Prescrição aplicável nas ações indenizatórias decorrentes de acidentes de trabalho”.

 

 

16 de março (quarta-feira)

 

“O Investimento Brasileiro em Portugal” é o tema da palestra proferida pelo advogado lisboeta Clemente V. Galvão, às 10 horas, no Plenário dos Conselheiros. Especialista em Direito Comercial, Societário e Imobiliário, Galvão atua nas áreas de fusões e aquisições, investimentos imobiliários e private equity.

 

 

O advogado Flávio José de Souza Brando será o palestrante em “Precatórios”, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros. Presidente da Comissão de Defesa dos Credores Públicos do Conselho Federal da OAB, conselheiro seccional e presidente da Comissão da Dívida Pública da OAB SP, Brando é especialista no assunto e vem criticando duramente a Emenda Constitucional 62, que alterou a forma de pagamento dos precatórios.

 

Também às 19 horas, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Fabíola Marques, doutora em Direito do Trabalho pela PUC SP e presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, profere a palestra “Violência Doméstica”. Em seguida, a OAB SP lança a “Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher”, no Salão Nobre.

 

 

 

17 de março (quinta-feira)

 

A promotora de Justiça Eliana Passarelli, promotora eleitoral e professora da Faculdade Autônoma de Direito, será a palestrante em “Posse de Drogas”, às 19 horas, no Salão Nobre. Passarelli falará sobre a diferença entre posse de drogas para uso pessoal e tráfico. Com a nova legislação, conhecida como Lei Antidrogas, o usuário não responde mais por crime de tráfico.

 

 

 

18 de março (sexta-feira)

 

O advogado e jornalista J. B. de Oliveira, conselheiro seccional, presidente da Comissão de Assuntos Corporativos da OAB SP, presidente da Sociedade Amigos da Cidade e membro da Academia Cristão de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, ministrará a palestra “A Importância da Oratória para o Operador de Direito”, às 19 horas, no Salão Nobre. Oliveira é especialista no tema, dá cursos sobre oratória e é autor de “Falar Bem É Falar F