EVENTOS CULTURAIS DA PRIMEIRA SEMANA DE ABRIL


01/04/2011

Na semana de 4 a 10 de abril, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove uma série de palestras com temas de interesse da advocacia e de interesse geral, para proporcionar o aprimoramento profissional e cultural de advogados, estagioários e estudantes de Direito. Uma análise dde textos literários, face à necessidade de argumentação em textos jurídicos, é um dos temas apresentados, sendo outros assuntos desta semana a arbitragem no Poder Judiciário, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), dislexia, testamento vital e responsabilidade civil na área da saúde.

Todas as exposições ocorrem no Salão Nobre da Ordem, que fica na Praça da Sé, 385 – 1º andar (sede da OAB SP). Mais informações e inscrições no site www.oabsp.org.br; as inscrições são efetivadas mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó integral (400g). 

Veja a programação 

Segunda-feira, 4 de abril

O professor de Direito Penal e Língua Portuguesa, Jorge Miguel, apresenta a palestra “Os Sermões de Padre Antônio Vieira – O texto clássico e a argumentação jurídica”, ás 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385 – 1º andar – Centro). O mestre em Direito Penal (Mackenzie) traz uma abordagem comparativa da forma de argumentação presente em textos clássicos, com o objetivo de aprimorá-la em textos jurídicos, uma vez que determinados elementos básicos são comuns aos dois padrões de texto. 

Terça-feira, 5 de abril

Reunindo 4 advogados para a exposição, a palestra “Poder Judiciário e Arbitragem – Panorama da Jurisprudência Brasileira em Matéria de Arbitragem” começa às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385 – 1º andar – Centro). Assunto cada vez mais recorrende diante da necessidade de buscar alternativas para a solução de conflitos, o assunto será desenvolvido por Selma Maria Ferreira Lemes, advogada mestre em Direito Internacional (USP), Adriana Braghetta, advogada mestre e doutora em Direito (USP), Eduardo Damião Gonçalves, advogado e mestre em Direito Internacional pela Universidade de Paris, e Daniela Monteiro Gabbay, advogada mestre e doutoranda (USP).

Quarta-feira, 6 de abril

Às 9h30, o advogado Paulo Magalhães Nasser, apresenta a palestra “OnerosidadeExcessiva no Contrato Civil”. A exposição ocorre no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385 – 1º andar – Centro), apontando as controvérsias relacionadas do tema sob o ponto de vista de advogado mestre em Direito Civil (PUC SP), mestrando pela London School of Economics and Political Science e membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP.

“Língua Brasileira de Sinais – Aspectos Jurídicos” é a palestra apresentada pela advogada e procuradora do município de Suzano (SP), Norma Lúcia de Melo, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385 – 1º andar – Centro). Ao contrário do que muitos imaginam, a linguagem de sinais utilizada pelos deficientes auditivos não é uma simples “réplica” da língua portuguesa, mas sim uma língua própria, desenvolvida especialmente. Esta falta de informação neste universo não está restrita a este ponta, mas se extende também em temas e demanda jurídicas.

Quinta-feira, 7 de abril

A advogada Louise Emily Bosschart apresenta a palestra “Responsabilidade Civil na Área da Saúde”, às 9h30, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385 – 1º andar – Centro). Especialista em Responsabilidade Civil pela FGV, a advogada aborda aspectos jurídicos de área que vem trazendo cada vez mais demandas para a advocacia, uma vez que trata-se de tema que prescinde de uma das faculdades mais importantes para o cidadão, que vê este direito preconizado pela Constituição Federal prejudicado em diversas ocasiões.

O Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385 – 1º andar – Centro), recebe às 19 horas, a palestra “Dislexia: Histórico, Sintomas, Relação com as Leis Brasileiras e Aspectos Jurídicos”. O tema será desenvolvido com visão jurídica, pedagógica e psicológica. Os expositores são: o advogado Eli Alves da Silva, presidente da Comissão de Direito Trabalhista da OAB SP e Conselheiro Secional, o advogado Ricardo Bandeira de a Mello, diretor voluntário da ABD, a pedagoga Roselaine Marquetti, coordenadora administrativa da ABD, e a psicóloga Maria Inêz Ocanã de Luca, mestre em Psicologia da Saúde e membro da equipe de avaliação multiprofissional da ABD.

Sexta-feira, 8 de abril

A palestra “Testamento Vital – Diretivas de Última vontade” será apresentada às 19 horas, pelos advogados Antônio Carlos Roselli e Ana Lúcia Vassallo. A exposição acontece no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385 – 1º andar – Centro). Advogado especialista em Direito Civil, Conselheiro Secional da Ordem e presidente da Comissão de Direito da Saúde e Responsabilidade Médico Hospitalar da OAB SP, Antônio Carlos Roselli traz uma visão técnico-jurídica atualizada sobre o tema com o apoio da advogada Ana Lucia Vassallo, gerente jurídica do Hospital Sírio Libanês e especialista em Administração Hospitalar (FGV) e Relações de Consumo (PUC SP).