ARTIGO: COACHING JURÍDICO


04/05/2011

Viviane Sampaio

O que é?
O Coaching Jurídico é um processo de treinamento breve e focado para pessoas da Área Jurídica. Até o momento, foram desenvolvidos 2 tipos de Coaching Jurídico: o Estudantil e o Profissional. Neste artigo, abordarei especificamente o Coaching Jurídico Estudantil que é um trabalho de potencialização do rendimento do estudante ao máximo.

O Coaching Jurídico Estudantil é destinado para quem?
Aos estudantes de Direito que estão prestando Concursos Públicos em Carreiras Jurídicas ou que estão realizando o Exame da OAB.

Quais são os benefícios deste tipo de Coaching?
O principal benefício é a aquisição de um Método de Estudo Personalizado que considera  e trabalha todos os fatores que impedem o estudante de alcançar o máximo de seu rendimento no seu dia-a-dia. Todo estudante tem uma vida além dos estudos que pode favorecer ou atrapalhar o seu desempenho. Neste tipo de coaching, os aspectos que bloqueiam o aproveitamento máximo do estudo são modificados e os que favorecem o alto desempenho são mantidos ou maximizados.

Quais são as atividades mais comuns realizadas no Coaching Jurídico Estudantil?
1)     Administração Eficaz do Tempo: Por meio de um teste específico o estudante identifica suas falhas no gerenciamento do tempo e recebe orientação pontual sobre como pode administrar melhor a sua rotina para evitar desperdícios de tempo.  

2)     Gestão do Estresse: Na avaliação inicial será aplicado um exame para identificar o grau atual de estresse no estudante. Durante o processo de coaching, serão ensinadas técnicas para gerenciar o estresse e as interferências diárias que atrapalham a concentração do estudante como problemas no trabalho, nos relacionamentos familiares ou afetivos, nos relacionamentos com amigos, etc.

 3)     Mais Disciplina e Foco: O estudante aprende a tirar o melhor de si. Absolutamente tudo é avaliado para otimizar o seu desempenho ao máximo. Há uma análise minuciosa sobre a o método atual de estudo que inclui desde o seu local e horário de estudo, os itens do edital até a forma escolhida para estudar cada matéria.

4)     Perfil do Estudante: É importante identificar o perfil do estudante para que ele possa escolher o concurso ou o exame da OAB mais adequado para si no momento e, consequentemente, ter um direcionamento melhor para o seu estudo.

5)     Maior Motivação: O estudante aprende a utilizar técnicas para superar suas crenças limitantes e se manter motivado durante toda a sua jornada de estudo até a aprovação.

6)     Maior Auto-Controle: O estudante aprende vários exercícios de relaxamento para serem usados na véspera da prova, prevenir o “branco” e combater o nervosismo nas provas orais.

7)     Maior Absorção de Conteúdo: O estudante aprende técnicas de memorização com DVDs específicos e recebe orientações para adquirir a maior quantidade de informação no menor espaço de tempo.

Artigo escrito por Viviane Sampaio. Autora do Blog www.coachingvs.blogspot.com