PALESTRAS DA SEGUNDA SEMANA DE MAIO


06/05/2011

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove na semana de 9 a 13 de maio uma série de palestras sobre variados temas jurídicos, como nas áreas Trabalhista, Penal e Comércio Internacional. Todas as apresentações ocorrem no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 – 1º andar , em São Paulo). A inscrição para cada palestra pode ser feita pelo site da Ordem ou na sede da entidade, mediante a doação de uma lata ou um pacote de leite integral em pó 400 g

9 de maio (segunda-feira)

A advogada Thaís Fernanda Bizarria usa a poesia para ajudar a entender temas jurídicos cobrados no Exame de Ordem da OAB, na palestra “Rimando e Aprendendo Direito”, mesmo título de seu livro que será lançado após a exposição, promovida às 19h pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

Militante na área cível e vencedora em concursos culturais e de poesias, Bizarria reúne na obra poemas, rimas e ilustrações que explicam as 14 áreas do Direito cobradas na prova, como Administrativo, Civil, Constitucional e Penal.


10 de maio (terça-feira)

O “Assédio Moral no Mundo do Trabalho” é tema da palestra, às 9h30, do advogado Aparecido Inácio, especialista em Direito Sindical, professor de Ética Empresarial na Unip (Universidade Paulista) e pós-graduado em Direito Coletivo do Trabalho pela USF (Universidade São Francisco).

Às 19h, o advogado Fábio Guedes Garcia da Silveira fala sobre as “Inovações no Direito de Família”. O expositor é professor da Escola Superior da Advocacia de São Paulo, presidente da 20ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP e membro efetivo da Comissão Especial de Assuntos do Judiciário da seccional.

As duas palestras são promovidas pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.


11 de maio (quarta-feira)

A palestra das 9h30 de quarta-feira vai debater o “Uso de Algemas”, promovida pela Comissão de Segurança Pública da OAB SP, com apoio do Departamento de Cultura e Eventos.

A exposição será feita pela delegada de Polícia Civil de São Paulo Fernanda Herbella, professora da Academia de Polícia Civil e doutoranda em Direito pela PUC-SP.

Logo após, o advogado doutorando em Direito do Estado pela USP Evandro Fabiani Capano discutirá o tema. O debatedor é professor de Direito Penal e coordenador do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

À noite, às 19h, o Salão Nobre da OAB SP recebe a palestra “A Família na Constituição Federal”, com Antônio Carlos Malheiros, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Malheiros também é membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e professor da PUC-SP.

O evento é promovido pela Comissão de Ação Social da OAB SP, com apoio do Departamento de Cultura e Eventos da seccional.


12 de maio (quinta-feira)

O administrador de empresas Rodnei Rivers ministra palestra às 9h30 para ensinar “Como Ser um Grande Comunicador”, promovida pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

Rivers é pós-graduado em Cultura e Meios de Comunicação pela PUC SP e professor de Comunicação no Centro Universitário Unisal. Escreveu cinco livros, entre eles a segunda edição de “Se ainda houver tempo – O Diário do Protelador”.

Às 19h, os advogados Armando Luiz Rovai e Edison Carlos Fernandes apresentam aula sobre “O Direito nas Demonstrações Financeiras (Introdução ao Direito Contábil)”.

Rovai é conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB SP, doutor em Direito pela PUC-SP, professor da PUC-SP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie e ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Fernandes é doutor em Direito pela PUC-SP, também professor da Mackenzie e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autor do livro “Demonstrações Financeiras: Gerando Valor Para o Acionista – Direito Contábil na Prática na Governança Corporativa e das Relações com Investidores”, que será lançado no fim do evento.

A Comissão de Direito Empresarial da OAB SP realiza a palestra, com apoio do Departamento de Cultura e Eventos.


13 de maio (sexta-feira)

Para fechar a semana, a Comissão de Direito e Mundialização da OAB SP, com apoio do Departamento de Cultura e Eventos, promove às 9h30 a palestra “Direito do Comércio Internacional – Uma Análise das Recentes Disputas Entre Brasil e EUA na OMC”.

O expositor será o canadense Andrew Guzman, professor e coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Direito na Universidade da Califórnia – Berkeley, formado em Direito e Ph.D. em Economia pela Universidade de Harvard.

Guzman também escreveu e editou diversos livros sobre Direito Internacional, é membro do Conselho Acadêmico do Instituto Transnacional de Arbitragem e já deu aulas nas universidades de Harvard, Chicago, Virgínia e Vanderbilt (EUA), de Hamburgo (Alemanha) e Bangalore (Índia).

Após a exposição, o tema será debatido pelo coordenador de Resolução de Controvérsias da Comissão de Direito da Mundialização da OAB SP, o advogado Gilberto Giusti.