BIG BAND DA OAB SP BUSCA NOVOS MÚSICOS


11/05/2011

Entusiasta da Big Band da OAB SP, advogado Marcos Gasperini integra a banda desde sua fundação , em 2007. Ele toca guitarra e violão de 12 cordas. “Estou entre os pioneiros e tenho procurado ajudar no que é possível, ou seja, adquirindo e aprimorando equipamentos, estudando, praticando com os colegas”, afirma.

 A Big Band da OAB SP está aberta a novos integrantes, principalmente instrumentistas de sopro: trompete, saxofone e trombone. “ No sopro tivemos algumas baixas, como um colega que foi transferido para Minas Gerais.Essa é a nossa carência hoje. Temos alguns músicos, mas precisamos ampliar para que o maestro possa complementar todas as ideias de arranjo que ele tem”.

Gasperini ressalta que o sucesso da Big Band está no seu repertório  eclético.: “A gente tem procurado montar um repertório que atenda o pessoal mais da velha guarda, com músicas típicas de big band, Glenn Muller, Frank Sinatra até Lulu Santos, Tim Maia, Rita Lee. Dessa forma, creio que conseguimos  agradar quase todo mundo”.

Ele lembra que o entusiasmo  marcou o início do projeto da banda, proposto pelo Departamento de Cultura e Eventos “ Houve uma primeira reunião com as pessoas que se inscreveram, no auditório,  com bastante gente, quando foi passada a ideia da banda e foi isso que me entusiasmou, porque não há nenhum objetivo financeiro. Nós não tocamos por dinheiro, até curioso, uma vez nos convidaram para tocar num barzinho. A gente agradou tanto que o dono do bar  queria apresentação semanal e no final da apresentação ele veio com cachê, expliquei que não aceitamos e que  ele poderia doar  para uma instituição beneficente”, disse.

 

Para Marcos Gasperini,  a banda permite uma integração entre os colegas: “ não somos músicos advogados, nós somos advogados músicos. Muitas vezes no ensaio tem um colega que é especialista em determinada área que não é a sua, então, entre um intervalo e outro,há troca de cartão. Um fala que  está com um caso assim. Outro que teve um caso assim, olha estou saindo do escritório você sabe se alguém, quer dizer, há esse intercâmbio profissional que é muito importante também. Quer dizer, a gente acaba tendo abertura para a nossa própria profissão.”.

 

Os ensaios quinzenais aos sábado (14 às 17 bh) para Marcos é um momento de  descontração. “Quando vai ter ensaio , um dia antes eu já fico ligado. Já vou separando meus instrumentos, as partituras, vou dando uma lida nas partituras para estar tudo prontinho no sábado porque é um momento em que a gente vai quebrar a sua rotina. Você não tem de pensar em prazos, em processos , em clientes, em nada disso. É o teu momento, então você fala para a família dá licença que agora são essas 3 horas a cada 15 dias que eu me dou o direito de vir aqui porque a música, é um momento de prazer que você tem em companhia de outras pessoas, a troca musical é uma coisa é muito legal, tem um maestro”, explica.

 

Segundo Gasperini, o maestro Antunes  não é rígido demais porque ele sabe que não está lidando com músicos profissionais: “Ele passa toda a experiência, tem toda a paciência do mundo para orientar, para quando passar as partituras para a gente, para corrigir. A gente brinca muito um com o outro, até quando erra. Entre nós não existe hierarquia. Não existe eu sou melhor que você. Nós somos todos colegas, é uma troca de energia muito gostosa.

Além de tocar nos eventos da OAB , a Big Band também faz apresentações em outros eventos, como festivais de bandas.” O que é bacana nisso  é que você chega lá com a perua da OAB SP. Quer dizer a instituição está lá apoiando. Então a Ordem não é só advogado, não é só essa coisa formal. Ela está preocupada com a cultura também. Isso quer dizer que os advogados que estão lá para emocionar as pessoas. Então é legal porque você está enaltecendo a sua profissão, a sua classe. O espírito nosso é esse. Quanto mais colegas  tiverem interesse e quiserem participar, trocar essa experiência, a banda está aberta para eles”, finalizou.

Informações e inscrições no Departamento de Cultura e Eventos : 3291-8190/8191