PALESTRAS DA TERCEIRA SEMANA DE MAIO


12/05/2011

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove palestras sobre Direito Internacional, crianças, voz, previdência complementar, entre outros temas de relevância. As inscrições devem ser feitas na sede da entidade (Praça da Sé, 385, térreo) ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou um pacote de leite em pó integral (400g).

 

Terça-feira (17/5)

“Recursos Criminais e a Reforma Processual Penal” é o tema da palestra proferida pelo advogado Jaques de Camargo Penteado, mestre e doutor em Direito Processual Penal pela USP e fundador do Instituto de Estudos Avançados de Processo Penal. O evento será às 9h30, no Salão Nobre da Ordem e tem promoção do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

 

Às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem, Fabíola Marques, presidente da Comissão da Mulher Advogada, presidirá a mesa no evento “Criança, a alma do negócio”, que terá os advogados Ricardo de Moraes Cabezón, presidente da Comissão dos Direitos Infanto-Juvenis; de José Eduardo Tavolieri, presidente da Comissão De Direito e Relações de Consumo da OAB SP; de Tamara Amoroso Gonçalves, advogada do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana; e da psicanalista Ana Olmos, especialista em Neuropsicologia Infantil. A promoção da palestra é das comissões da Mulher Advogada, de Direito e Relações de Consumo, dos Direitos Infanto-Juvenis e do Projeto Criança e Consumo.

 

Quarta-feira (18/5)

“Novos Mercados de Trabalho – colocação profissional e sucesso” será o tema da palestra proferida pelo advogado Anis Kfouri Junior, diretor da CAASP e presidente da Comissão da Cidadania da OAB SP. Em seguida, o advogado José de Ávila Cruz, presidente da Comissão de Resgate da Memória da OAB SP, discorrerá sobre “Santo Ivo, O Patrono dos Advogados”. As palestras começam às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem, e são promovidas pelas comissões de Resgate da Memória e da Cidadania da OAB SP.

 

O advogado Jarbas Antônio de Biagi, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC SP, presidente do Banesprev – Fundo Banespa de Seguridade Social e presidente do Conselho Deliberativo da OABSPrev, será o expositor em “Previdência Complementar e os Fundos Instituídos”, às 19 horas, na Sala dos Conselheiros. Promoção da Comissão de Previdência Complementar.

 

Quinta-feira (19/5)

“Plano Nacional Banda Larga – PNBL – Analfabetismo Digital e Responsabilidade Objetiva” é o tema do seminário promovido pela Comissão dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP. O presidente da Comissão, Coriolano Almeida Camargo Santos, e o vice-presidente da Comissão, Marco Aurélio Pinto Florêncio Filho, farão a abertura do evento, que debaterá “A Nova Plataforma da Internet – seu potencial e segurança, contando com a participação do engenheiro eletrônico Antônio Luiz Rigo; do graduado em Ciências da Computação Volnys Borges Bernal, do perito judicial Giuliano Giova, do publicitário Adjabir Fernandes, do bacharel em Sistema de Informação José Luiz Pelosini, do administrador de empresas Fernando de Pinho Barreira, os advogados Carla Rahal Benedetti e Luiz Carlos de O. Massoco. Para debater o PNBL estarão presente o especialista em segurança corporativa Regilberto Girão, o delegado de polícia Higor Vinicíus Nogueira Jorge, a procuradora Janice Ascari, a educadora Débora Sebriam, a presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas Elaine Lina de Oliveira Massoco, o advogado José Luís Dadário, o professor Erasmo Ribeiro Guimarães Junior e o consultor de segurança Lincoln Werneck Araujo Vaz. Às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem.

 

Rita de Cássia Fucci Amato, pós-doutora pela USP, doutora em Educação pela UFScar, especialista em Fonoaudiologia pela Unesp e mestre pela Unicamp, será a expositora na palestra “Voz: técnica e saúde no cotidiano do operador de Direito”. Promovida pelo Departamento de Cultura e Eventos, a palestra será às 19 horas, na Sala dos Conselheiros.

 

Sexta-feira (20/5)

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D Urso, fará a abertura do Congresso Estadual de Direito do Trabalho, às 9 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direto da USP. O evento acontecerá também no dia 21 e debaterá, entre outros temas penhora, direitos da personalidade, Justiça Estadual, modelo sindical, juiz auxiliar; e contará com a participação advogados, juízes do trabalho e desembargadores.

 

“Divórcio: questões polêmicas decorrentes da Emenda Constitucional 66” será o tema da palestra proferida pelo advogado Jorge Shiguemitsu Fujita, doutor em Direito Civil pela USP e titular dos cursos de graduação e pós-graduação da FMU. O Aleksander Mendes Zakimi será o presidente da mesa. O evento será às 9h30, no Salão Nobre da Ordem. Promoção da Comissão do Acadêmico de Direito.