OAB SP FAZ HOMENAGEM A DEPUTADAS ESTADUAIS


17/05/2011

A OAB SP prestará homenagem às onze deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no próximo dia 30 de maio, às 19 horas, na sede da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar), celebrando a conquista feminina na política. No Brasil, a porcentagem de mulheres no Legislativo é de 8,6%, metade dos Estados Unidos e bem longe da Suécia , onde chega a 45%.

 

Haverá também palestra sobre " A Mulher e a Política", com  Muna Zeyn, professora de Politicas Sociais, chefe de gabinete da deputada Luiza Erundina e apresenadora do programa " Tribuna da Mulher", na TV Assembléia.

“Apesar de ainda termos  participação restrita da mulher na vida política do país, nossas representantes no poder legislativo já mostraram que vieram para ficar, especialmente depois que o Brasil elegeu uma mulher para a presidência da República”, ressaltou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Fabíola Marques, a homenagem às deputadas é fundamental diante das conquistas das mulheres no Brasil e no mundo e, principalmente, em razão da discussão a respeito da Reforma Política no Congresso Nacional.

 No Senado Federal , há um amplo debate sobre garantir uma cota de 50% para mulheres nos partidos ou, no mínimo, assegurar que os partidos respeitem o percentual de 30% de candidatas mulheres  durante a distribuição de legenda para as próximas eleições municipais.