PALESTRAS DA ÚLTIMA SEMANA DE MAIO


19/05/2011

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove palestras sobre alimentos, Direitos Humanos, Direito Imobiliário, Direito Ambiental e Direito do Trabalho, entre outros temas de relevância. As inscrições devem ser feitas na sede da entidade (Praça da Sé, 385, térreo) ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou um pacote de leite em pó integral (400g).

 

Terça-feira (24/5)

A advogada Sonia Aparecida Ianes Baggio, militante nas áreas de Direito Cível, Família e Sucessões, presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB de São José do Rio Preto, membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB SP e conciliadora da Justiça Estadual de São Paulo, será a palestrante em “Lei nº 11.804/08 – Alimentos Gravídicos e Obrigação Avoenga – Peculiaridades e aspectos práticos”, às 9h30, no Salão Nobre da Ordem. A promoção é do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

 

 

Quarta-feira (25/5)

A Comissão de Direitos Humanos da OAB SP promove o “III Colóquio de Direitos Humanos – Direito Internacional na democracia”, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem. Os expositores serão o advogado Martim de Almeida Sampaio, conselheiro seccional e coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP; e o juiz Alfredo Attié Junior, da seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, doutor em Filosofia pela USP e mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela F.D. da USP.

 

Com abertura do advogado Anis Kfouri Júnior, acontece às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem o ciclo de palestras sobre Direito Imobiliário. “incorporações Imobiliárias: Mercado em Expansão” é o tema que será exposto pelo advogado Marcelo Manhães de Almeida, presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB SP; e debatido pelo advogado Dantel Bushatsky e pelo engenheiro civil Orlando de Almeida Neto. “Terceirização de Condomínio” terá como expositor o advogado José Coleho Pamplona Neto e como debatedores, os advogados Geraldine Maia da Silva e Luiz Antônio Costa Júnior. EM “Novos Condomínios” teremos a palestra do advogado Jaques Bushatsky e como debatedores os advogados Kátia Mendes Mateus de Pádua Brito e Leonardo Tavares Siqueira. Promoção da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP

 

Quinta-feira (26/5)

 

A partir das 9h, no Salão Nobre da Ordem, o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, Zélia Maria Antunes Alves, desembargadora presidente da Câmara Ambiental do TJ SP; Carlos Alberto Maluf Sanseverino, presidente da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambienta da OAB SP; e Celso Antonio Pacheco FIorillo, 1º vice-presidente da mesma comissão, farão a abertura do “II Encontro de Direito Ambiental da OAB SP e Câmara Ambiental do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”. O desembargador José Renato Nalini será o expositor em "Ética Ambiental”; e o desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho e Pacheco Fiorillo serão os palestrantes em “Meio Ambiente e Urbanismo”. Para falar sobre “Responsabilidade Ambiental” teremos a exposição de Zélia Maria Antunes Alves e da advogada Greice Patrícia Fuller. A advogada Thaís Maria Leonel do Carmo será a expositora em “Varas Ambientais na Comarca da Capital”. Promoção da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da OAB SP.

 

“De Guantánamo até Osama Bin Laden – A questão dos direitos humanos nos EUA” é o tema da palestra proferida por Jéssica Carvalho Morris, diretora da International Graduate Law Programs University, de Miami, às 9h30, no Plenário dos Conselheiros. Promoção da Comissão de Relações Internacionais da OAB SP.

 

A Comissão de Liberdade Religiosa da OAB SP realiza o “I Congresso de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP, no Salão da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100), a partir das 9 horas, com abertura do presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D`Urso. Durante o evento serão debatidos temas como assistência religiosa, bioética, organizações religiosas e alienação parental, debatidos por advogados, defensores públicos, médico, professores e desembargadores.

 

 

 

Sexta-feira (27/5)

O ministro do STF, José Antônio Dias Tóffoli, o desembargador Erickson Gavazza Marques e o advogado José Vicente serão os debatedores em “Consequência de uma Lei Excludente – Os Tribunais diante das políticas de inclusão – Inclusão social e a educação”, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem, com promoção da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP.

 

Sábado (28/5)

A Comissão do Jovem Advogado da OAB SP promove o “2º Congresso da Coordenadoria de Direito e Processo do Trabalho da Comissão do Jovem Advogado”, a partir das 9 horas, no Salão Nobre da Ordem. O Congresso debaterá acidentes de trabalho, convenções da OIT, indenização por danos morais e arbitragem, entre outros temas. Advogados, juízes e desembargadores serão os palestrantes do evento. O Congresso terá coordenação da Coordenadoria de Direito e Processo do Trabalho da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP.