CONGRESSO SOBRE MEDICINA LEGAL E PERÍCIAS CRIMINAIS

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, fará a abertura do “I Congresso Estadual de Medicina Legal e Perícias Criminais da OAB SP”, promovido pela Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses na OAB SP, nos dias 1º e 2 de junho, a partir das 9h, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar).

 

A primeira palestra será sobre “Vítimas dos Erros Periciais”, com exposição de Fortunato Badan Palhares, médico legista, patologista e membro colaborador da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses da OAB SP. Em seguida, Lucila Maria Lopes de Carvalho, entomologista, entomotoxologista e membro da mesma comissão, discorrerá sobre “Entomologia Forense : coleta de larvas – Preservação e identificação da fauna cadavérica do exame perinecroscopico até o toxicológico”.

 

Às 13 horas, Arnaldo Teixeira Ribeiro, médico legista do IML SP e cardiologista, será o palestrante em “Atuação Médico-Legal no Desastre Natural e Massa na Região Serrana do Rio de Janeiro”. A seguir, o tema debatido será “Dano Corporal – desenvolvimento das perícias”, com exposição de Roberto Souza Camargo, diretor técnico do Departamento do Instituto Médico Legal, professor livre docente da Faculdade de Medicina da USP e membro da mesma comissão.

 

A última palestra do dia será ministrada por Antonio José Eça, psiquiatra clínico e forense e membro da mesma comissão, que falará sobre “Doença Mental e Crime”.

 

No dia 2, às 9h, Adelino Poli Neto, do Instituto Oscar Freira da Faculdade de Medicina da USP e membro da mesma comissão, será o palestrante em “Zoologia Médico-Legal: sua importância e perspectivas no Brasil”. Em seguida, Francisco João Aparecido La Regina, perito classe especial do IC de São Paulo, diretor do núcleo de Identificação de Pessoas e membro da mesma comissão, discorrerá sobre “Preservação de Local do Crime”.

 

A partir das 11h05, Daniela Vittorio Fuzinato, médica legista do IML e professora de Arqueologia Forense da Acadepol, será a expositora em “Arqueologia Forense”. A seguir, será debatido o tema “A Necropsia na Gravidez”, com palestra de Luiz Roberto de Oliveira Fontes, médico legista do IML de São Paulo, doutor em Ciências pelo Instituto de Biociências da USP, médico ginecologista e membro da mesma comissão.

A partir das 14h40, Adriana Lopes Gomes Ravaneda, fonoaudióloga, diretora presidente do Instituto Vox Perícias, será a palestrante em “A Perícia da Voz”. Em seguida, o tenente médico PM Gilberto Curi, médico psiquiatra e chefe da Área de Psiquiátrica Militar do Estado de São Paulo, será o expositor em “Psiquiatria Policial Militar”.

 

“A Força Nacional no Contexto da Segurança Pública” é o tema que será apresentado por Heloísa Helena Kuser, coordenadora geral da Força Nacional de Segurança Pública; e pelo major PM Alexandre Augusto Aragon, diretor geral da Força Nacional de Segurança Pública.

 

Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó integral (400g).