PALESTRAS DA PRIMEIRA SEMANA DE JULHO


01/07/2011

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove de 4 a 7 de julho, na sede da seccional, cinco palestras que vão abordar uma diversidade de assuntos jurídicos, como Direito Eletrônico, execução de alimentos judiciais e sistema de controle entre funções do Estado. Todos os eventos serão realizados no Salão Nobre da entidade, que fica na Praça da Sé, 385 – 1º andar, em São Paulo. Para participar, é preciso doar uma lata ou um pacote de leite integral em pó 400 g como forma de inscrição, que pode ser feita pessoalmente, no mesmo endereço, ou no site da OAB SP.

 Confira a programação:

 

4 de julho (segunda-feira)

 

A semana começa com a palestra “Direito Eletrônico – Aspectos Civis e Penais”, às 19h. Os expositores são o advogado Edson Luz Knippel, doutorando pela PUC-SP, professor da Escola Superior da Advocacia de São Paulo e da Faculdade de Direito UniFMU, e a advogada e professora María Feltrin Alves, mestranda em Direito Constitucional pela PUC-SP, especialista em Tutela dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos e em Direito Eletrônico e assistente técnica de diretoria da Fundação Procon SP. A palestra é promovida pelo Departamento de Cultura e Eventos.

 

5 de julho (terça-feira)

 

A OAB SP realiza duas palestras na terça-feira. A primeira, às 9h30, será sobre “A Execução de Alimentos Extrajudiciais: Alimentos Provisórios – Questão de Pensão ou Punição?”. A palestrante é a advogada Sonia Aparecida Ianes Baggio, militante nas áreas de Direito de Família e Sucessões. Ela cursa especialização em Direito Processual, é presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB de São José do Rio Pardo, membro efetiva das Comissões de Direito de Família e de Direito Constitucional da OAB SP e conciliadora da Justiça paulista. O Departamento de Cultura e Eventos também organiza a apresentação.

 

Às 19h, a Comissão do Jovem Advogado realiza o seminário “Aspectos Legais dos Meios de Pagamentos”. Participam do debate o desembargador Tasso Duarte de Melo, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; a advogada Mônica Rodrigues Ferreira Leite, pós-graduada em Direito do Mercado Financeiro; e o advogado Marco Aurélio Brasil Lima, pós-graduado em Direito Empresarial e professor de pós-graduação em Direito Eletrônico da Unigran.

 

6 de julho (quarta-feira)

 

A palestra de quarta-feira, às 19h, debaterá “O Sistema de Controle Entre as Funções do Estado – Legislativo, Executivo, Judiciário e o Ministério Público”. A expositora é a advogada doutora Eunice Aparecida de Jesus Prudente, professora da USP, USF e UNISUZ, presidente da Comissão de Políticas para Inclusão Social na USP, ex-secretária de Justiça do Estado de São Paulo e ex-diretora da Fundação Procon SP. O evento é promovido pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

 

7 de julho (quinta-feira)

 

A última palestra da semana na sede da OAB SP é “Criança e Adolescente”, promovida às 19h pela Comissão de Direitos Humanos. Os expositores são os advogados Sérgio Soeiro da Silva e Denise Auad. O primeiro é especialista em Direito Civil, mestre em Direitos Difusos e Coletivos, consultor em Gestão Acadêmica, professor de pós-graduação, membro efetivo e coordenador científico da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP. Auad é atuante nas áreas de Direitos Fundamentais da Democracia, Direitos Fundamentais, Infância e Juventude, Organização dos Poderes Estatais e Políticas Públicas, doutora em Direito, professora titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e do Grupo de Humanidades.