SEMINÁRIO SOBRE FILANTROPIA


15/07/2011

A Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP promove no dia 28 de julho o seminário “A Nova Lei da Filantropia”, no Salão Nobre da entidade (Praça da Sé, 385 – 1º andar). O evento vai das 14h às 19h e terá três mesas de debates envolvendo a filantropia.

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, participa da abertura do seminário, ao lado de Clemencia Beatriz Wolthers, secretária adjunta; Lúcia Maria Bludeni, presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor; e Ricardo Melantonio, presidente da Comissão do Terceiro Setor do Instituto dos Advogados de São Paulo.

O primeiro debate será sobre a “A Realidade da Filantropia e as Políticas Sociais”. Participam Ricardo Roberto Monello, membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP; Marília de Castro, advogada e coordenadora geral da Rebrates (Rede Brasileira do Terceiro Setor); o contabilista Edeno Teodoro Tostes, ex-diretor do Sescon SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis); o contador José Alberto Tozzi, auditor licenciado pela Comissão de Valores Mobiliários; e o procurador de Justiça Ariton Grazzioli, curador das Fundações da Cidade de São Paulo.

Às 16h, o assunto será “A Relação dos Conselhos com as Organizações Filantrópicas e a Atuação do Advogado”. Os debatedores, todos advogados, são: Susana de Vasconcelos Dias, conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo; Ana Carolina Pinheiros Carrenho, membro do Conselho Nacional de Assistência Social indicada pela OAB; Cláudio Ramos da Silva, vice-presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP; Sheila Regina Cinelli, Rodrigo Mendes Pereira, membros da comissão; Thiago Cabral, membro da comissão e conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo; Maria Lúcia Camargo, coordenadora da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB Jabaquara; Matilde Ranuzzi, ex-presidente da comissão correspondente na OAB Sorocaba; Vanderlei da Silva, presidente da comissão na OAB Votorantim; Osmar Cezar Junior, presidente da comissão na OAB Osasco; Luiz Santos Pereira de Mendonça, presidente da comissão na OAB Guarulhos.

O tema do último debate é “A Evolução da Filantropia no Brasil”, com José Reinaldo Nogueira de Oliveira Júnior, presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas; José Augusto Lourenço de Mattos, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares; e Luiz Gonzaga Bertelli, advogado, consultor de empresas, jornalista e presidente executivo do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

Após o encerramento, haverá um coquetel de confraternização. As inscrições podem ser feitas na sede da OAB SP (Praça da Sé, 385) ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou um pacote de leite integral em pó 400 g, no ato da inscrição.