GAL. MILITAR DO SUDESTE RECEBE HOMENAGEM DO CONSELHO SECCIONAL


20/07/2011

Durante reunião do Conselho Seccional, realizada na segunda-feira (18/7), o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, entregou ao comandante militar do Sudeste, general Adhemar da Costa Machado Filho, a Medalha comemorativa dos 80 anos da OAB.

O presidente da OAB SP e o general Adhemar Machado ressaltaram ser necessário  que haja no Brasil a convergência de forças em prol da democracia, como a OAB e as Forças Armadas, para se construir um país justo, correto e que valorize seu potencial.

“Estamos aqui referenciando um momento da nossa história. Cada vez que procuramos entender esses episódios de maneira isenta, tiramos ensinamentos. O Brasil vive um momento singular. Somos o país com a quinta extensão territorial do mundo, que daqui a pouco tempo será a quinta economia mundial. E que só saberá se valorizar se houver uma convergência das forças vivas na nossa sociedade”, afirmou o general.

Machado Filho contou que tem 42 anos de vida militar, nos quais foi transferido 20 vezes pelo território nacional, após deixar Caçapava. Para o comandante, hoje, o Exército conta com o carinho da população brasileira. Ele citou pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas, segundo a qual as Forças Armadas são as instituições de maior credibilidade do país.

O militar deu exemplos do trabalho do Exército, como a participação de 1.600 homens do Comando Militar do Sudeste na força de pacificação em comunidades do Rio de Janeiro, a construção de parte da rodovia BR-101 entre Recife e Natal, do aeroporto de Natal e de trecho de uma pista no aeroporto de Guerulhos. O militar disse ainda que a missão de paz no Haiti receberá em agosto 810 homens do Vale do Paraíba, no 15º contingente brasileiro enviado ao país.

O comandante afirmou que ficou muito orgulhoso com a homenagem. “Tive o privilégio de conhecer nosso presidente D’Urso em uma visita de cortesia que ele me fez. Ali, senti que eu estava diante de uma pessoa especial, pelo seu entendimento da vida, visão de futuro. Essa homenagem me enche de orgulho pela oportunidade de participar de uma atividade tão importante para nossa sociedade. A OAB realmente é uma instituição que contribui pra melhora do Brasil”, disse.

O presidente da OAB SP disse  que vê muita semelhança entre o trabalho do Exército e o da Ordem e ressaltou a importância de a instituição participar nas atividades realizadas pela entidade de advogados.

“O povo espera tanto do Exército e da advocacia. É comum verificarmos que as instituições em que o povo mais confia são as Forças Armadas, em especial o Exército, e a OAB. De maneira que isso nos converge, por esses ideais, de liberdade, de respeito ao Estado de Direito, de um Brasil que se modifica, diferente, que se avizinha mais a cada dia, e que exige muito de nós. Sem dúvida, na história do Brasil, como credores da nação brasileira, somos depositários das esperanças desse povo”, assegurou D’Urso.