SUBSECÇÃO DO GUARUJÁ GANHA NOVA SEDE


28/07/2011

O papel da advocacia brasileira e sua importância na defesa da cidadania e do Estado Democrático de Direito marcaram o tom dos discursos na inauguração da nova Casa do Advogado do Guarujá, na última segunda-feira (26/7) às 20 horas, no Guarujá. que contou com a presença do presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, da prefeita municipal, Maria Antonieta Brito ,do presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante Júnior, do ex-presidente Rubens Approbato Machado, da diretora da OAB Nacional, Márcia Melaré, do vice-presidente da OABSP, Marcos da Costa e do presidente da CAASP, Fabio Canton, entre outros diretores da Ordem e da Caixa, além de conselheiros e autoridades.

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, comparou a inauguração da Casa do Advogado a uma nova trincheira de resistência na defesa dos valores democráticos. “Essas portas estão sempre abertas para o povo, para  todos aqueles que precisam defender seus direitos, que aqui encontrem guarida, conforto e defesa efetiva. A OAB é uma pessoa jurídica, depositária sim da confiança do povo, mas a Ordem se concretiza no trabalho de cada advogado diariamente. Por isso que somos credores da Nação brasileira. Nenhuma outra  profissão tem essa gigantesca capacidade de entender o próximo e transformar o mundo. Essa força é questão fundamental da nossa união”, ressaltou D´Urso.
 
Emocionado , o  presidente da Subsecção do Guarujá, Frederico Antonio Gracia comentou que a nova Casa era o prolongamento da primeira casa inaugurada em 1999, quando também presidia a Subsecção e Rubens Approbato Machado era presidente da Seccional. Para Gracia, a nova casa abre perspectivas para os advogados santarenses (da ilha de Santo Amaro, onde fica o Guarujá) e comparou a casa a uma árvore frondosa que dará bons frutos a serem colhidos pela advocacia, “que ainda tem muito a fazer por esse país”, comentou.
 
Depois de ressaltar a força da advocacia do Guarujá, da Baixada Santista e de São Paulo, o papel social da advocacia brasileira e de que a inauguração  era mais uma etapa vitoriosa do trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão D’Urso, o  presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, afirmou : “ a entrega de mais uma Casa do Advogado e de mais um do Espaço Caasp  corporificam o trabalho da advocacia paulista em prol do bem comum”.


A prefeita do Guarujá,  Maria Antonieta Brito, comentou que toda mudança para uma casa nova é o resultado da construção e projeção de sonhos e que sua realização nos tornam mais fortalecidos para enfrentar novos desafios. “ É com muita alegria que vejo a Subsecção do Guarujá bem instalada para atender a comunidade.  Temos grandes desafios. Todos somos cidadõs e responsáveis pela construção de uma sociedade menos desigual”, comentou.
 
Rubens Approbato Machado, diretor da ESA, presidente do TSJD, conselheiro federal emérito e conselheiro nato da OAB,  que foi homenageado por todas as autoridades presentes, lembrou que recebeu do TJ-SP a honraria de Decano da Familia Forense, porque está na Ordem desde 1956 e na família forense desde adolescência, quando começou a trabalhar no fórum. Ressaltou a importância e o papel  da OAB enquanto  representante da sociedade civil , cujos dirigentes devem fazer política no sentido aristotélico do termo, ou seja, de defender a busca por  um bom governo, os direitos humanos e a plena vigência do Estado  de Direito.
 
Encerrando a cerimônia, o presidente nacional da    OAB , Ophir  Cavalcante Júnior, registrou sua alegria de estar no Guarujá, entre amigos e advogados,  parabenizou o presidente D’Urso pelo trabalho que vem sendo realizado  em São Paulo  e   a força da advocacia brasileira : “ Nunca desistir é o papel do advogado, que deve  sempre pensar que pode realizar muito em favor do cidadão. Vale a pena lutar por  um ideal , um sonho. O sonho de todas as lideranças paulistas propiciaram esse momento à advocacia do Guarujá e devemos celebrar a força da advocacia brasileira feita por todos nós. A Ordem só é o que é graças ao trabalho de cada  advogado, levando a palavra de ordem e da Ordem para que tenhamos democracia e justiça segura. A advocacia brasileira tem prestado relevantíssimo serviço à Nação e essa Casa é uma referência do cidadão. Um sonho tornado realidade”.

Após os discursos, o presidente da  OAB e  os diretores da OAB SP  e CAASP cortaram a fita de inauguração e descerraram as placas alusivas  à inauguração da nova sede da Subsecção do Guarujá. (Assessoria de Imprensa:  Santamaria Nogueira Silveira)