APPROBATO RECEBE HOMENAGEM DA ESA


15/08/2011

O diretor e fundador da ESA, Rubens Approbato Machado, conselheiro federal emérito e membro nato da OAB, foi homenageado na última quarta-feira (10/8), no auditório da Fecomércio, quando recebeu o título de "Professor Honoris Causa", outorgado pelo Conselho da ESA. Na mesma cerimônia o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, recebeu o título de "Professor Emérito" da instituição. Outras cinco homenagens foram feitas na ocasião, que antecedeu a entrega de certificados de especialização lato sensu aos alunos nas seguintes áreas do Direito: Processual Penal, Desportivo, Civil e Processual Civil, Propriedade Imaterial, Empresarial, Família e Sucessões, Constitucional com ênfase em Direitos e Garantias Fundamentais e Trabalho.

Approbato, diretor da ESA, afirmou que não esperava recompensa ao criar a escola, em 1998. "O que a gente faz para ajudar um amigo, o próximo, não é como uma conta corrente. Não se espera receber algo em troca. Esse título muito me honra, mais que qualquer título que qualquer escola pode dar. Esse título é de todos nós", afirmou.

"É com muita alegria, em uma noite festiva como esta, que realizamos esta bela cerimônia, estando a tão poucas horas de chegar o grande dia da advocacia, o 11 de agosto, Dia do Advogado", afirmou o presidente da OAB SP, homenageado por sua "postura aguerrida na difusão da educação jurídica continuada".

O juiz de Direito Luiz Geraldo Sant'ana Lanfredi, professor da ESA também homenageado como "Professor Emérito", ressaltou o trabalho de Approbato frente à escola. "Em mais de 60 anos de vida pública, sempre emprestou energia para realizar o ideal de uma sociedade melhor", afirmou Lanfredi.

Approbato disse que a ESA foi criada também para oferecer cursos normalmente não encontrados nas faculdades. "O instrumento de trabalho do advogado é a inteligência, o modo de interpretar a lei. Juiz e promotor não criam jurisprudência, eles se manifestam sobre o que o advogado diz", afirmou.

"Transmitir o conhecimento é das atividades mais nobres que o ser humano pode desempenhar. Tem um valor inestimável e insuplantável. Somos o conhecimento que temos, um conhecimento para transformar o mundo. Daí a importância da ESA", afirmou o presidente do Conselho Curador da ESA, Estevão Mallet.

A advogada Acássia Jaira Serrano Linhares representou os estudantes pós-graduados em discurso. "Hoje é um dia muito importante para nós. É mais uma etapa de lapidação profissional, em uma conceituada instituição como a ESA", disse Linhares, que agradeceu à ESA e aos professores.

Quatro outros professores receberam medalhas de homenagens: Alberto de Paula Machado, vice-presidente do Conselho Federal da OAB; João Cardoso Palma Filho, secretário adjunto de Educação do Estado de São Paulo; Ivete Ribeiro, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; e Ritsuko Tomioka, advogada trabalhista que ajudou na criação da Casa do Advogado Trabalhista.

Também integraram a mesa diretora do evento: Maria Elizabeth Rocha, ministra do Superior Tribunal Militar; José Luiz Palma Bisson, desembargador representando a presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo; Armando Sérgio Prado de Toledo, desembargador e diretor da Escola Paulista da Magistratura; Mário Luiz Sarrubbo, diretor da Escola Superior do Ministério Público; Arnor Gomes da Silva Junior, presidente da OABPrev e vice-presidente da CAASP; Luciano André Losekann, juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça; Zenilda Maria Ribeiro, professora, representando funcionários da ESA.