CID VIEIRA PARTICIPOU DE DEBATE SOBRE DROGAS NA ALESP


22/09/2011

O presidente da Comissão de Estudos sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins da OAB SP, Cid Vieira de Souza Filho, participou no dia 31 de agosto de debate sobre a internação compulsória de dependentes químicos na Assembleia Legislativa de São Paulo, promovido pela Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.

O secretário de Assistência Social da cidade do Rio de Janeiro, Rodrigo Bethlem, que vem implementando a medida no município, falou sobre o trabalho e os resultados que vêm sendo atingidos com a internação compulsória, adotada pela prefeitura carioca no último dia 31 de maio.

Desde a implementação, 101 crianças e adolescentes foram tirados das ruas. Desse total, 53 receberam diagnóstico de dependentes e foram internados pelo município, que mantém quatro centros de tratamento. Cerca de 80% das crianças acolhidas já não possuem mais vínculos familiares, o que justificaria a medida, disse Bethlem em defesa da iniciativa.

O deputado estadual Donisete Braga, que coordena a frente, disse que a cidade de São Paulo também não pode ficar parada assistindo ao avanço do crack. Ele afirmou que a frente está realizando um levantamento sobre a drogas e outros narcóticos nas cidades paulistas, e que o resultado será divulgado logo.

Também participaram do debate: o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre drogas, Mauro Aranha; o promotor de Justiça do Núcleo da Infância e Juventude, Lélio Ferraz; o coordenador de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Chaves de Oliveira; entre outras autoridades.