A HISTÓRIA DA CAASP CONTADA EM LIVRO


04/11/2011

Lançado pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Fábio Romeu Canton Filho, durante o segundo painel do XXXIV Colégio de Presidente de Subsecções, no dia 28 de outubro, em Atibaia, o livro “ CAASP – Uma História de Assistência e Benefícios à Advocacia Paulista”, teve uma descontraída tarde de autógrafos ao final dos trabalhos, naquele mesmo dia , que contou com a participação do presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

“ O livro  é o resumo do que a CAASP vem fazem em prol da advocacia bandeirante ao longo de sua existência.  A edição primorosa, a começar pela concepção gráfica que compõe a imagem interligada  do prédio-sede na caixa, luva e capa do livro. É  o  resultado do trabalho de muita gente, especialmente da comissão editorial, da editora Lettera  e da gráfica Igil, que contou com o patrocínio de nossos parceiros Qualicorp, Unimed, Saraiva, SulAmérica e MDS, sem custo algum para advocacia”, ressaltou Canton.

Ao analisar o livro, Canton  também enfatiza a  homenagem que foi prestada  a Sidney Uliris Bortolato Alves, secretário-geral da OAB SP, falecido em dezembro do ano passado, e que foi diretor da Caixa por 12 anos. “ O título em homenagem a Sidney foi dado por  seu filho Luiz Otávio, que  o definiu como sendo ‘ alegre, feliz, são-paulino e advogado’ ,  completado com  trechos de seu  último discurso  como presidente da Caixa em dezembro de 2009”, lembrou Canton.

Na avaliação de D’Urso,  Canton e sua diretoria estão de parabéns pelo resultado final do livro: “ A obra  remonta toda a história da Caixa, desde sua criação, passando pela grandes figuras, a missão de  propiciar assistência ao advogado e advogada do Estado, além de  prestar justa homenagem  às antigas diretorias que construíram essa história, retratadas nesse extraordinário livro.  A obra demonstra porque a  Caixa de São Paulo é um referência para todo o país”, comentou D’Urso.

Para Marcos da Costa,  vice-presidente da OAB SP, o livro retrata uma história importante, da Caixa, que é o braço assistencial da Ordem. “Ao longo de sua história , passou a ocupar uma função de auxiliar os advogados em diversos benefícios,  convênios , farmácia, livraria, praticando preços abaixo do mercado e conseguindo ampliar a gama de serviços e produtos , sendo que finaliza projeto de ter estar presente em todas as 225 subsecções do Estado”, analisou.

Na avaliação do diretor-tesoureiro da OAB SP, José Maria Dias  Neto, a  Caixa está de parabéns pela  edição bem cuidada, que  valoriza  a história e o trabalho de todos que atuam e aturam  para constituir uma entidade da dimensão da CAASP.

O vice-presidente da Caixa, Arnor Gomes da Silva Júnior, afirmou que o livro resume positivamente a história  da entidade. “Traduz todas as mudanças que ocorreram  numa entidade  inicialmente  voltada para o assistencial, para a ajuda pecuniária,  e que atualmente disponibiliza uma ampla gama de serviços .Este livro presta uma justa homenagem a todas as pessoas e parceiros que ajudaram a construir sua história”, pontuou.

Segundo Umberto D’Urso, diretor cultural da OAB SP, a  edição valoriza todo o trabalho da CAASP. “Todos nós sabemos o importante trabalho que a CAASP realiza. Eu que já fui relator da entidade, tenho maior orgulho de ter participado desse trabalho , sei da importância e  do quanto o  colega depende da Caixa e considero fundamental o reconhecimento de todos os que passaram e deixaram sua contribuição  para a grandeza  do que a Caixa  é hoje”, afirmou.

O diretor da Caixa Anis Kfouri Júnior, diz que o livro é um marco porque permite aos advogados conhecerem a importante da história da Caixa, consolidada no trabalho de vários colaboradores. Igualmente entusiasmado, o também diretor Valter Tavares ressalta o resultado final do livro, que considera excepcional, por detalhar as atividades  assistenciais  e de serviços da CAASP.

Ao longo de seus capítulos, o livro destaca o nascimento da Caixa como entidade autônoma, a primeira sede, campanhas principais e crescimento dos serviços prestados. Traz no centro da publicação as “Páginas da Memória”,   uma sequência de fotos que pontuam fatos e momentos  marcantes da entidade , além de considerações de ex-presidentes  sobre suas gestões. (Assessoria de Imprensa: Santamaria Nogueira Silveira)