DEPARTAMENTO DE CULTURA E EVENTOS FAZ BALANÇO POSITIVO DE 2011


07/12/2011

Mais de 2.000 palestras cadastradas, 55 mil latas de leite em pó distribuídas a 120 entidades assistenciais, 4 mil kits escolares e 8 mil livros arrecadados, concursos culturais, campanhas sociais e centenas de outras atividades. Esse é o saldo parcial do trabalho realizado em 2011 pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, que comemorou o balanço positivo.

“Com os esforços e a dedicação de todos no Departamento, especialmente de nossos abnegados funcionários e a colaboração de entidades parceiras e dos palestrantes conseguimos, mais uma vez, ultrapassar nossas metas estabelecidas para o ano. Muita gente teve a oportunidade de aprimorar os conhecimentos nas palestras e ainda arrecadamos toneladas de leite para pessoas carentes. Fica o desafio de fazer ainda melhor no ano que vem”, afirmou o diretor cultural da OAB SP, Umberto D’Urso.

Além das palestras, as atividades culturais realizados incluíram diversos simpósios, congressos e seminários, com destaque para eventos como as primeiras edições do Congresso Nacional de Direito e Tecnologia (setembro) e do Congresso Estadual de Medicina Legal e Perícias Criminais (junho), Congresso de Direito Multidisciplinar (outubro), Imobiliário (março), Trabalhista (maio), Previdenciário (fevereiro), de Família (julho), entre outros.

O Departamento de Cultura neste ano também atingiu a marca de 204 videoaulas inseridas no site da OAB SP e ministradas por renomados especialistas do mundo jurídico e de outras áreas, sobre os mais variados ramos do Direito ou de interesse geral, que estão disponíveis a todos os interessados e podem ser acessadas gratuitamente pelo portal da Seccional Paulista.
O Departamento de Cultura e Eventos também realizou a 10ª Romaria dos Advogados, no dia 27 de agosto, durante o Mês do Advogado, que bateu outro recorde de participantes, com mais de 2.500 advogados.

O ano foi marcado ainda pela promoção do 7º Concurso de Poesia, que teve 880 poemas inscritos, e do 7º Concurso de Fotografia, lançado com o tema “Templos – Um Olhar sobre a Religião”, para retratar as manifestações e as nuances religiosas das cidades dos participantes.

A Campanha do Agasalho, com apoio das escuderias de motociclistas Solteiras, Pegasus, Pelicanos do Asfalto, Buena Vista, Carpe Dien , Bodes dos Asfalto, Advogado realizada no meio do ano, arrecadou mais de 300 mil peças de roupas, doadas a 53 entidades assistenciais. As peças foram obtidas em carreatas por diversos bairros da cidade de São Paulo, com apoio de moto-clubes, das Subseções da OAB de Vila Prudente, Tatuapé, Pinheiros, Lapa e Nossa Senhora do Ó, da empresa Granero e da Polícia Militar.

Umberto D’Urso destaca, ainda, que em 2011  o Departamento  de Cultura continuou a dar apoio aos ensaios e à atuação da Big Band da OAB SP, com 18 integrantes, que se apresentaram em vários eventos da entidade e ao Coral da Ordem, com cerca de 70 participantes, em parceria com a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), por acreditar que as atividades, além dos processos, ajudam a construir o perfil da Advocacia.