ADVOCACIA ESTÁ EM FESTA COM ELEIÇÃO DE NEWTON DE LUCCA PARA PRESIDIR O TRF-3


16/12/2011

Ao ser informado da eleição do desembargador Newton De Lucca para presidir o Tribunal Regional Federal da 3ª Região durante o biênio 2012/2013, nesta sexta-feira (16/12), o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, afirmou que a “Advocacia estava em festa” com a notícia.

Para o presidente da OAB SP, além de um grande jurista, Newton De Lucca é um juiz vocacionado, um professor comprometido com seus alunos e uma figura humana extraordinária. “Sempre foi amigo da Advocacia e interlocutor atento a todos os pleitos da OAB SP. Certamente, sua eleição reforça a importância do Quinto  constitucional  e comprova o respeito da Magistratura de carreira pelos colegas da Magistratura do Quinto Constitucional”, comentou D’Urso.

Também foram elogiados os demais eleitos para compor a cúpula do TRF-3 - os desembargadores de carreira: Salette Nascimento, vice-presidente, e Fábio Prieto, corregedor-geral da Justiça Federal da 3ª Região, sendo este especialmente talhado para essa importante missão, segundo D'Urso.

O desembargador Newton De Lucca é professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1974. É autor de vários livros, entre eles “Da Ética Geral à Ética Empresarial”. Graduou-se em Direito pela USP (1971), fez mestrado em Direito Comercial (1977) e doutorado na mesma área (1978), ambos na Universidade de São Paulo.  Integra o Corpo permanente do curso de mestrado da Uninove  e é vice-presidente do Instituto de Derecho Privado Latinoamericano. 

O novo presidente do TRF-3 Ingressou naquela Corte em 1996 pelo Quinto Constitucional – classe dos advogados e atuou nas três Seções do Tribunal. Atualmente estava na 3ª Seção, que julga benefícios previdenciários.