VICE-PRESIDENTE DA OAB SP PARTICIPA DA ABERTURA DO ANO JUDICIÁRIO DO TRT-15


02/03/2012

O vice-presidente e presidente da Comissão de Assuntos do Judiciário da OAB SP, Marcos da Costa, representando o presidente Luiz Flávio Borges D´Urso, participou nesta quinta-feira ( 1º /3), às 17h, da solenidade de abertura do Ano Judiciário do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas.

Para o  vice-presidente da OAB SP ,  é importante destacar a dimensão  da Justiça Trabalhista,  responsável pelo maior número de demandas judiciais no país, analisar transformações na tramitação processual, a implantação de novas tecnologias, as mudanças nas relações de trabalho e o aumento dos índices de desemprego.

“A Justiça trabalhista  já dispõe de uma vara totalmente eletrônica, a de Arujá, primeira da região Sudeste, que permite protocolo de petição e agendamento de audiência em poucos segundos, atendendo à Lei do Processo Eletrônico (Lei 11.419/06), afirma Costa, lembrando que o Tribunal Superior do Trabalho determinou que 153 varas do TRT-15 também sejam totalmente informatizadas”, comentou o vice-presidente.

Costa ressaltou, ainda,  que o uso de modernas tecnologias está mudando a cultura dos operadores do Direito, reduzindo o gasto de papel, custas processuais e as filas em fóruns, mas pediu tempo para a adequação à nova realidade e que se mantenha a opção pela petição em papel.

“O advogado está preparado para acompanhar a dinâmica dos novos tempos, mas devem ser respeitados os conjuntos profissionais que, por alguma razão, ainda não tenham tido condições de se adaptar às novas sistemáticas. É preciso ainda que a Administração da Justiça encontre o tempo necessário para adequar suas normas processuais e procedimentais à plataforma digital, havendo espaço para uma transição tranquila e segura dos profissionais envolvidos. Por isso, a opção da petição em papel deve ser mantida”, disse Costa.