PROFESSOR CATEDRÁTICO DA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA -ESPANHA-FAZ PALESTRA NA OAB SP


03/05/2012

O professor catedrático de Direito Penal da Universidade de Salamanca, na Espanha, Ignácio Berdugo Gómez de La Torre, ex-Reitor dessa mesma Universidade, uma das mais antigas do mundo, fundada em meados de 1.200, visitou a OAB SP nesta quarta-feira (2/5), e foi recebido pelo presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, diretores da Seccional e conselheiros. A mesa dos trabalhos , além de D'Urso e Berdugo, foi integrada também pelo diretor do Banco Santander, Jamil Hamuche, pela diretora-adjunta Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho e pelos professores da Universidade de São Paulo, Rui Camargo Viana, que preside a Comissão de Bioética e Biodireito da OAB SP e Renato Silveira, conselheiro do IASP.

 

Além de ministrar palestra aos presentes, sobre o "Direito Penal  na Europa", o professor Berdugo recebeu das mãos do presidente D´Urso  láurea de reconhecimento pelos serviços prestados ao Direito, à Advocacia e à Justiça, e medalha comemorativa dos 80 anos da OAB.

 

“A política de segurança faz com que, em prol de uma suposta eficácia, desapareçam as garantias [de direitos]”, afirmou Berdugo. O professor disse que o Brasil é hoje a locomotiva econômica e política da América Latina, que o ensino de direito na Espanha tem instituições boas e também as que não chegam a “boas”, e que há grande mobilidade internacional para o trabalho de advogados na União Europeia.

 

Ele lembrou ainda o III Encontro Internacional de Reitores, que será realizado nos dias 27 e 28 de julho de 2014, no Rio de Janeiro, evento que reunirá os reitores de universidades da América Latina e da Península Ibérica, além dos dirigentes convidados de instituições de outras regiões. Segundo o professor, devem ser representadas no encontro no Rio de Janeiro entre 1.400 e 1.500 universidades. O primeiro ocorreu em Sevilha (Espanha, 2005), e o segundo, em Guadalajara (México, 2010).

 

“Esta casa, a partir de hoje, torna-se a sua casa. Tenha aqui uma sede, um espaço para manter uma verdadeira parceria com a Universidade de Salamanca, com todas as iniciativas que pretender com São Paulo, não só com a USP ou o Banco Santander, mas com a OAB de São Paulo também, um espaço para qualquer iniciativa que seja de interesse da cultura jurídica”, afirmou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, saudando o professor.