HOMENAGEM À REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932


21/05/2012

Para lembrar o início dos protestos que levaram à Revolução Constitucionalista de 1932, o presidente da OAB SP Luiz Flávio Borges D´Urso fará a abertura da palestra “80 Anos da Revolução Constitucionalista de 1932 – Homenagem ao capitão Gino Struffaldi”, no dia 22 de maio, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar), com promoção do Departamento de Cultura e Eventos e da Comissão de Resgate da Memória da OAB SP. O MMDC atribuirá medalhas a personalidades do mundo jurídico.

O vice-presidente da Comissão Especial de Assuntos do Judiciário e diretor da Casa da Memória da OAB SP, Fábio Marcos Bernardes Trombetti, será o presidente da mesa e o coronel da Polícia Militar, Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade de Veteranos de 32 – MMDC, ministrará a palestra principal.

 

A Revolução constitucionalista dos paulistas tem origem  nas ações do governo Vargas, em 1930, que   tinha caráter provisório, mas amplos poderes. Assim, fechou o Congresso Nacional e as Câmaras Municipais e depôs os governadores, indicando interventores de sua confiança para ocupar os cargos. Essa política centralizadora de Vargas  somada à  necessidade de uma nova Constituição desagradaram as os paulistas, que reagiram pedindo eleições e o fim do governo provisório.

 

Em 1932, uma greve mobiliza 200 mil trabalhadores paulistas. O movimento dos trabalhadores uniu  empresários e latifundiários de São Paulo contra Vargas.Em 23 de maio é realizado um comício reivindicando uma nova constituição e o ato termina em conflitos armados. Quatro estudantes morrem: Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo.As iniciais de seus nomes formam a sigla MMDC, que se transforma no símbolo da revolução. A revolta explode em 9  julho, quando as tropas rebeldes tomam as ruas cidade de São Paulo.  Em outubro daquele ano, os paulistas se renderam. Fala-se em 830 mortos, em muitos presos, cassados e até deportados.

 Inscrições e informações: mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó – 400g, no ato da inscrição. Praça da Sé, 385 – Térreo – Atendimento ou pelo site: www.oabsp.org.br

No dia do evento haverá exposição de peças da revolução de 1932 e lançamento do concurso de monografia.