CONVÊNIO GARANTE DESCONTO PARA ADVOGADOS EM CURSOS SOBRE SEGUROS


25/05/2012

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, e o superintendente da Escola Superior Nacional de Seguros (ESNS), Henrique Beraldinelli, assinaram nesta quinta-feira (24/5), na sede da Ordem, convênio pelo prazo de 2 anos para a concessão de bolsas de estudos e descontos nos cursos de graduação e pós-graduação da ESNS aos advogados regularmente inscritos na Seccional Paulista da OAB.

“Os advogados vem atuando no mercado de seguros de forma prática. Esse é um momento oportuno para aproximar o advogado desse campo especializado, aprofundando a parte teórica”, ressaltou Débora Schalch, presidente da Comissão de Direto Securitário da OAB SP.

“Esse acordo é mais uma oportunidade de crescimento profissional propiciada pela OAB SP aos advogados, uma vez que o mercado de seguro está em franca expansão e os advogados tem nesse ramo do Direito novas oportunidades de trabalho”, afirmou o presidente D´Urso.
 
Para Cláudio Roberto Contador, diretor de ensino superior e pesquisa da ESNS, no Direito a área de seguro tem muitas carências. Para ele, os cursos, oferecem aos advogados um embasamento melhor para atuarem na área. Contador lembrou que a escola, mantida pela Funenseg (Fundação Escola Nacional de Seguros), surgiu em 1971 e veio crescendo em escopo e atividade, oferecendo inicialmente cursos técnicos para corretores e criando em 2000 a ESNS, certificada pelo MEC e hoje com várias parcerias internacionais.
 
Para Henrique Beraldinelli, é importante para a Escola firmar o convênio com a OAB SP, por entender que o mercado está carente de profissionais bem preparados. O superintendente ressaltou dois momentos importantes para o mercado de seguros: o controle da inflação no país, quando se passou a entender mais de risco, e a quebra do monopólio do resseguro. “Faltam profissionais para trabalhar nesse novo cenário”, completou.
 
A diretora-adjunta da OAB SP, Tallulah Carvalho, disse que o brasileiro ainda hoje só se preocupa com os seguros obrigatórios, rejeitando até mesmo o seguro de vida, ao contrário dos americanos, que fazem seguro de tudo. Mas que vem crescendo o seguro de responsabilidade civil do advogado, um campo novo, segundo Schalch. Sobre o assunto, Henrique lembrou que foi consultado por um advogado trabalhista para fazer um seguro por perda de prazo.
 
Segundo Ronny Martins Baptista, coordenador da ESNS, a Escola em São Paulo oferece curso de graduação, em administração com carga horária suplementar para seguros, e dois cursos de MBA lato sensu em duas modalidades: “Seguro e Resseguro” e “Direito, Seguro e Resseguro”, com duração de 18 meses e aulas 2 vezes por semana.
 
Os bolsistas deverão ter coeficiente de rendimento (soma das notas finais das disciplinas cursadas dividida pelo número de disciplinas cursadas) igual ou superior a 7 em casa semestre; não poderão ser reprovados em mais de duas disciplinas por semestre.
 
Mais informações no site www.esns.org.br.