MARCOS DA COSTA INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES DA SUBSECÇÃO DE CATANDUVA


06/08/2012

O presidente em exercício da OAB SP Marcos da Costa participou da cerimônia de inauguração das novas instalações da Casa do Advogado Doutor Gerson Sodré, na Subsecção de Catanduva, na última quinta-feira (2/8), às 19 horas, e entrega de carteiras da OAB a novos advogados e estagiários.

A cerimônia contou com a presença de familiares do advogado Gerson Sodré, homenageado “in memoriam;, e representado pela viúva Lídia Magoga Sodré e pelo filho Gerson Magoga Sodré.  Também foi homenageado in memoriam; o advogado Waldecir Paim, que passou a denominar o auditório da Subsecção, representado pela viúva Rosa Conceição de Freitas Paim, e pelos filhos Gustavo de Freitas Paim e Priscila de Freitas Paim.

 Marcos da Costa disse que era uma alegria estar novamente em Catanduva para reinaugurar as novas instalações da Casa do Advogado que envolveu uma obra gigantesca (reforma do telhado, instalações elétricas, piso, pintura) e para homenagear advogados catanduvenses: “Essa conquista  não diz respeito a nenhum favor prestado pela Seccional, é conquista do advogado de Catanduva que paga anuidade e merece esse retorno em instalações adequadas, seja para reuniões, cursos e palestras no auditório, seja para a assistência judiciária, lembrando que a Ordem atende 1 milhão de pessoas carentes graças ao trabalho de 47 mil advogados abnegados, dedicados, capacitados e competentes que vem a 3 décadas atuando em defesa do povo paulista”.

 O presidente em exercício também lembrou que a Ordem comemora este ano 80 anos e que nasceu libertária, tendo como primeiro presidente o advogado e jornalista Plínio Barreto. “A entidade não conseguiu realizar uma reunião de seu Conselho logo nos primeiros meses após instalada, porque grande parte dos conselheiros estava presa por determinação do governo central, uma vez que estavam à frente da Revolução Constitucionalista de 1932. Nesse contexto, registramos o legado glorioso da Ordem, sendo que aqui em Catanduva comemoramos 46 anos. É uma honra entregar essa obra que representa a contribuição de cada advogado retornando à comunidade e à Subsecção, disse, lembrando os homenageados Gerson Sodré e Waldecir Paim que são "referências sobre a importância da atuação ética na advocacia.

 O presidente de Catanduva, Antonio Carlos de Souza, agradeceu toda a sua diretoria, citando que não mediram esforço para a inauguração:  “Estou emocionado porque quando assumimos uma de nossas metas era dar aos nossos colegas condições dignas de trabalho e receber a população carente de Catanduva. Aqui chovia, agora não chove mais. Quero agradecer em nome da advocacia de Catanduva, quero agradecer ao presidente Marcos da Costa e à Seccional que nos cedeu tudo que pedimos”.

 O advogado Gerson Rodrigues fez a saudação ao advogado Waldecir Paim, que nominará o novo auditório: Ele era um exemplo de civilidade, artífice das coisas boas, era um sábio porque todas as suas ações transpiravam boa fé e em todas as suas atitudes existia equidade e justiça, além da generosidade de propósito. E, acima de todas as suas virtudes, mostrava grande firmeza de caráter. Deixou um legado de coisas boas, era um modelo a ser seguido pela sua dignidade.

 Participaram da inauguração os conselheiros seccionais, Antonio Hercules e Odnei Rogério Bianchini; a presidente da Subsecção de Rio Preto, Suzana Helena Quintana, o vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Luís Roberto Mastromauro; o presidente da Comissão de Visitas e Recepção, Alessandro Brecailo, entre outras autoridades. 

Também presentes, os  juízes de Direito da Comarca de Catanduva -  Gabrielle Gasparelli Cavalcante, Renata Rosa de Oliveira, Alceu Corrêa Junior, José Roberto Lopes Fernandes e Rogério Bellentani Zavarize  - conversaram com o presidente Marcos da Costa, após o evento, sobre  a implantação do projeto De Mãos Dadas pela Justiça.