MARCOS DA COSTA ENTREGA CARTEIRAS E FAZ PALESTRA EM EMBU DAS ARTES


15/08/2012

O presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa, entregou carteiras aos novos advogados e estagiários, na última segunda-feira (13/8), em Embu das Artes, e depois proferiu a palestra “A Advocacia no Novo Milênio “, durante a abertura da II Semana Jurídica de Embu.

Lembro-me do dia em que recebi minha carteira como se fosse ontem, um momento que ficou marcado em minha memória, e assim espero que ocorra com vocês. Fiz questão de estar aqui hoje, para que recebam suas carteiras das mãos dos presidentes da Seccional e da Subseção, como forma de demonstrar a todos a importância do jovem advogado para a nossa OAB e para lhes desejar boas vindas e que sejam felizes no exercício de nossa nobre profissão”, disse Costa. 

Durante a palestra, o presidente falou sobre a Advocacia e contou como era ser advogado em um passado não muito distante: “Só tínhamos acesso à jurisprudência através das revistas que eram repositórios oficiais. Entre acontecer um julgamento e termos conhecimento do acordão pela revista demorava meses, até um ano, e ainda assim a sensação era de novidade. Hoje assistimos julgamentos ao vivo pela TV e pela internet. Saimos de petições datilografadas em maquinas de escrever para as petições eletrônicas com assinaturas digitais. São avanços do tempo e que tiveram impacto direto no exercício da advocacia, sendo que ainda estamos compreendendo os seus efeitos, inclusive no que diz respeito ao próprio jurisdicionado, contou. 

Segundo ele, hoje a Advocacia está numa fase de transição, vivendo a passagem do átomo (papel) para o bit (eletrônico), mas com a vantagem de participar dessas transformações para conseguir construir uma Justiça melhor para todos. "Tenho total confiança no futuro porque sei que a advocacia, mais uma vez, será protagonista das grandes transformações".

Ao final da palestra, o presidente da Subsecção de Embu das Artes, Carlos Alberto Cardoso de Camargo, agradeceu o presidente em exercício e ressaltou as facilidades que os advogados têm hoje em relação aos mais antigos: “Quando foi criada a Subseção, da qual participei, não se falava em internet. Hoje, sem ela, não se trabalha, afirmou, e agradeceu a presença de Marcos da Costa, que trouxe novas ideias e novas visões”.