OAB SP INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES DA CASA DO ADVOGADO DE SANTO AMARO


17/08/2012

A OAB SP inaugurou as novas instalações da Casa do Advogado e da Cidadania de Santo Amaro (Rua Alexandre Dumas, 114), na última quarta-feira (15/8), às 19 horas, com a presença do presidente da OAB SP, Marcos da Costa; do presidente da Subsecção, Claudio Schefer Jimenez e do presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho; da secretária-geral adjunta da OAB SP, Clemencia Wolthers, entre outras autoridades. Também foi inaugurado o Posto de Orientação Fiscal para uso dos advogados.

Na reforma realizada na Casa do Advogado de Santo Amaro foi criado um auditório, sala de computadores com 30 terminais, espaço para distribuição trabalhista e protocolo, acessibilidade com elevador e o Posto de Orientação Fiscal da CAASP.

O presidente Marcos da Costa lembrou que neste 11 de agosto, de tantas festividades, as reformas de ampliação da Casa do Advogado é uma vitória da advocacia de Santo Amaro. “A OAB SP também comemora neste ano seus 80 anos de gloriosa história, a participar de todos os movimentos da história de São Paulo e Brasil. Entidade que nasce libertária, em janeiro, poucos meses antes da Revolução de 32, e Plínio Barreto, primeiro presidente, foi um dos líderes do Movimento Constitucionalista e não foi possível realizar uma reunião do Conselho, porque parte dos diretores estava presa pela participação na revolução”.

Marcos da Costa disse que a Advocacia tem grandes palcos, que são importantes, como o julgamento do Supremo Tribunal Federal, mas que sua grandeza reside no trabalho anônimo do advogado: “No atendimento ao cidadão mais carente. O advogado e a advogada estão sempre brigando por esse cidadão, saciando sua sede por Justiça, porque somos instrumento da paz, porque não há direito no mundo que não tenha nascido da luta solitária de um advogado”.

Já Claudio Schefer  agradeceu  o trabalho e colaboração de sua diretoria:  Zacarias Sebastião Filho (Vice-Presidente) Lisandra Cristiane Gonçalves (Diretora – Secretaria Geral) Julio César da Costa Caíres Filho (Diretor – Secretário Adjunto) Alexandre Fanti Correia  Diretor Tesoureiro). E citou a grandeza da Subsecção de Santo Amaro, que tem 4.700 advogados inscritos: “A região é responsável por 43% do município e o Foro responde por 670 quilômetros quadrados, isso equivale a 3 milhões de habitantes. Nossa Subsecção fica entre dois foros, com mais de 240 mil processos em andamento. Distante do centro, o advogado tem dificuldades de locomover até aqui. Por isso, ter uma Subseção com infraestrutura para se socorrer com computador, posto fiscal etc. é fundamental. O papel da Seccional, do presidente de Marcos da Costa, que esteve sempre ao nosso lado, foi fundamental, sempre prestigiando , conhecendo nossas necessidades e colaborando conosco”, afirmou.

Posto de Orientação Fiscal

Segundo o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, o novo posto “é o primeiro ponto fora da sede, constituindo mais um ponto de descentralização dos serviços da Caixa, uma facilidade, sem dúvida, um serviço útil ao exercício profissional e mais próximo da advocacia de Santo Amaro”. Além de Canton, estavam presentes Sergei Cobra Arbex (secretário geral), Célio Luiz Bittencourt (tesoureiro) e Anis Kfouri Júnior (diretor).

O Posto de Orientação Fiscal da CAASP em Santo Amaro, iniciativa do diretor da Caixa Anis Kfouri Júnior,  permite  ao advogado realizar os seguintes serviços: protocolo de solicitação de certidão negativa de débito para pessoas física e jurídica, receptação de solicitação de inscrição de número de CPF para falecidos, sem cadastro; encaminhamento de processos de inscrição, alteração e baixa de CNPJ; envio de processos de baixa de conta corrente para pessoas físicas e jurídicas domiciliadas na capital; envio de processo de redarf, pesquisa de situação fiscal previdenciária e Receita Federal, cálculo de atraso de quotas do IR, serviços de ajuste e emissão de guia, inscrição e alteração cadastral perante a Previdência.