MARCOS DA COSTA VISITA A APESP


06/09/2012

O presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa, fez nesta quarta-feira (5/9), às 16 horas, visita à Diretoria da Apesp (Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo), tendo sido recebido pela presidente Márcia Maria Barreta Fernandes Semer e demais dirigentes na sede da entidade.

Marcos da Costa disse ser uma honra poder retribuir a visita que a Diretoria da Apesp fez à OAB SP em junho. “Queremos demonstrar o apreço e apoio da Ordem a essa entidade coirmã, ratificando que a OAB SP é tanto a casa do advogado privado, quanto do advogado público. Defendemos as mesmas bandeiras”, afirmou Costa.

Márcia Semer disse que os procuradores paulistas como advogados públicos que são, se sentem integrantes da OAB e querem contar com o apoio da entidade, especialmente nesse momento de importantes debates institucionais.

Para a presidente da Apesp, a carreira do procurador estadual cresceu e tem mais musculatura, mas precisar ser melhor estruturada, a exemplo do que acontece nas Procuradorias dos Estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde os procuradores contam com apoio administrativo e técnico para o exercício de suas funções.

Também foram tratados no encontro outros temas, como o do novo anteprojeto da Lei Orgânica da PGE, processo eletrônico, férias forenses, verba honorária e o Congresso Estadual da advocacia publica, que a Ordem promove no dia 17 de setembro. “A preocupação do presidente Marcos da Costa e da Comissão do Advogado Público foi fazer um temário de interesse das entidades representativas - APESP, ANAJUR, ANPPREV, APMSP, ANPM, ANAUNI, UNAFE e Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal”, ressaltou Jorge Eluf Neto, conselheiro e presidente da Comissão do Advogado Público da OAB SP. 

A reunião ainda tratou do interesse em  um possível convênio entre a OAB SP e a PGE para que os procuradores do interior tirem cópias de processos nas Salas do Advogado. Hoje, eles arcam com os custos e pedem reembolso à Procuradoria  e das prerrogativas profissionais do advogado público também foram assunto da reunião, assim como a sugestão de interação das comissões da OAB SP e da Apesp que tratam do assunto.

Participaram da visita: o conselheiro da OAB SP e ex-presidente da Apesp, Amilcar Aquino Navarro, os conselheiros da OAB SP Anna Carla Agazzi,  Manoel Roberto Hermida Ogando e Mauricio Fernando Rollemberg de Faro Melo; os diretores da Apesp - Tânia Henriqueta Lotto (vice-presidente), Shirley Sanchez Tomé (secretária-geral), José Carlos Cabral Granado (diretor financeiro), Márcia Junqueira Sallowicz Zanotti (diretoria social e cultural) e Sebastião Vilela Staut Jr (diretor de assuntos legislativos e institucionais), e os advogdos  Teresa Cristina Kodama, Márcia Elizabeth Leite e Joaquim Ferraz Martins.