OAB SP PARTICIPA DE FÓRUM EUROPEU DE ENVELHECIMENTO


12/09/2012

A advogada Adriana Zorub Fonte Feal, presidente da Comissão dos Direitos dos Advogados Idosos da OAB SP, representará a Ordem, no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) e o Brasil em um fórum europeu sobre envelhecimento, que acontece de 23 a 29 de setembro, em Eidhoven, na Holanda.

 O fórum é a conferência oficial da Ambient Assisted Living (AAL) Joint Programme (programa conjunto sobre assistência à autonomia no domicílio), associação de financiamento voltada à promoção de melhores condições de vida para idosos na Europa, que envolve projetos transnacionais, com pequenas e médias empresas, institutos de pesquisa e representantes de idosos.

Adriana Zorub participa do fórum no dia 25 de setembro, autorizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República a representar o Brasil oficialmente. De acordo com a advogada, a Europa tem interesse em conhecer as políticas e os modelos brasileiros no tema.

A ideia de “assistência à autonomia no domicílio” (AAL) busca estender o tempo de vida das pessoas em seu ambiente preferencial, de modo a incrementar sua autonomia, autoconfiança e mobilidade; ajudar a manter os idosos saudáveis e capazes funcionalmente; promover um melhor estilo de vida para indivíduos em risco; melhorar sua segurança, prevenindo contra o isolamento social e mantendo uma rede multifuncional ao redor do indivíduo; apoiar cuidadores, famílias e organizações que cuidam de idosos; e dar mais eficiência e produtividade a recursos usados em sociedades envelhecidas.

O evento tem como tema “Tomorrow in Sight: from design to delivery” (“o amanhã à vista: do projeto à entrega”, em livre tradução), com objetivos como apoiar a AAL, estimular a criação de redes de contatos, disseminar conhecimentos e resultados, construir pontes com investidores e estabelecer relações com programas da União Europeia.

O site do evento é o www.aalforum.eu.