NAJIC FAZ DEBATE SOBRE PEDOFILIA NO FILME DÚVIDA


13/09/2012

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, por meio do Núcleo de Aprimoramento Jurídico e Integração Cultural (NAJIC), exibe neste sábado, no projeto “Cine Debate”, o filme “Dúvida” (EUA, 2008). Em seguida, haverá debate sobre o tema do longa, que conta a história de um padre acusado de pedofilia.

“Esta será uma grande oportunidade de assistir a um filme  que levanta o grave e delicado debate sobre a pedofilia, que na maioria das vezes envolve situações, nas quais fica difícil  provar o delito. No caso do filme, ainda temos o agravante de o acusado ser um padre”, disse o diretor cultural da OAB SP, Umberto D’Urso, que abre o evento, às 14h.

O debate será coordenado pelo advogado criminalista João Ibaixe Júnior, colunista do site Última Instância, coordenador do NAJIC e membro da Comissão de Direito Criminal da OAB SP.

Os debatedores são Ricardo de Moraes Cabezón, advogado, presidente da Comissão de Direitos Infantojuvenis da OAB SP e coordenador do NAJIC; Juliana Vieira Saraiva de Medeiros, advogada e membro da Comissão de Direitos Infantojuvenis; e Thiago Crivellaro Motta Netto, jornalista e editor do blog Arrasa Quarteirão, que trata de filmes e bilheterias de cinema.

Local do evento e inscrições

O evento acontece na sede da OAB SP, na Praça da Sé, 385. As inscrições podem ser feitas no mesmo endereço ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou um pacote de leite integral em pó de 400 g.

Filme

A história se passa em 1964, numa escola católica do Bronx, em que um professor padre (Philip Seymour Hoffman), querido pelos alunos, entra em confronto com a irmã diretora da instituição (Meryl Streep), por questões de método. Desconfiada sobre o “excesso de atenção” do padre a um dos alunos, a diretora acredita ter achado o elemento que precisava para afastá-lo da escola, acusando-o de pedofilia.