ESA ENTREGA CERTIFICADOS A NOVOS ESPECIALISTAS


16/09/2012

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB SP realizou na noite de quinta-feira (13/9) a cerimônia de entrega de certificados a 130 formandos em sete cursos de especialização, no auditório do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Receberam o documento os alunos das áreas de Direito Tributário, do Trabalho, de Informática, Ambiental, Processual Civil, Público e Civil e Processual Civil. Durante a cerimônia, foi feita também uma homenagem à inspetora de alunos da ESA, Maria Aparecida de Souza Brito, por seus serviços prestados à instituição.

Na solenidade, o diretor da ESA, Rubens Approbato Machado, e o presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa, anunciaram que a escola terá em breve um mestrado profissionalizante e que o prédio atual da sede da Seccional Paulista da Ordem, localizado na Praça da Sé, nº 385, será transformado em nova sede da ESA, quando a OAB SP for transferida para seu novo edifício, no cruzamento da Rua Maria Paula com a Avenida Brigadeiro Luiz Antonio.

Approbato, em discurso, afirmou que quando foi eleito presidente da OAB SP, em 1998, a Seccional, embora fosse a maior do Brasil, não tinha ainda uma escola de advocacia. Segundo ele, era necessário criar uma instituição que proporcionasse boa formação aos advogados, devido à proliferação de cursos jurídicos que prejudicou o ensino de direito no país e originou uma massa de profissionais despreparados.

Hoje, a ESA é uma das únicas escolas de advocacia que têm cursos com status de especialização com validade universitária, de acordo com Approbato, e já entregou 2.277 certificados de especialização – além daqueles entregues na cerimônia – e 70 mil certificados de cursos de extensão.

Em seu discurso, Marcos da Costa disse sentir grande admiração pelo diretor da ESA, lembrou a instalação do primeiro Núcleo Regional da instituição, em Ribeirão Preto, quando os dois foram à cidade, e ressaltou a inauguração do Núcleo de Rio Claro, no sábado (15/9). Criada em 1998, a escola hoje tem 89 Núcleos.

A conselheira federal da OAB por São Paulo, Márcia Machado Melaré, representante do presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante, disse que há uma crise no ensino brasileiro, e que a proliferação de cursos de direito - mais de 1.500 no Brasil e menos de 200 nos Estados Unidos, em comparação - prejudica a qualidade da formação profissional.

Melaré ressaltou os elevados índices de reprovação no Exame de Ordem, acima de 80%, e afirmou que o mercado advocatício é cada vez mais concorrido, mas que há áreas em expansão no direito e a ESA é uma instituição capaz de criar espaços profissionais para os advogados. Ela frisou, ainda, a “revolução” do ensino à distância dos cursos da escola, por ser uma boa opção para quem tem difícil acesso a aulas de qualidade.

O representante dos alunos de especialização, advogado Newton Antonio Ribeiro de Souza, disse sentir grande emoção e responsabilidade em falar em nome dos colegas, falou que muitos enfrentaram situações difíceis durante o curso e agradeceu a Approbato por proporcionar a oportunidade de estudo na ESA e a Costa pelo apoio constante à instituição.

O vice-presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Arnor Gomes da Silva Júnior, lembrou de quando foi chamado por Approbato para coordenar o núcleo de direito trabalhista, na época da criação da ESA, e ressaltou os esforços do diretor em defesa da advocacia trabalhista.

A vice-presidente do Conselho Curador da ESA e conselheira seccional, Helena Maria Diniz, disse que o momento de entrega de certificados representa o fim de um processo, que será um fator de distinção no mercado de trabalho da advocacia.

Também compuseram a mesa diretora do evento: Arthur José Pavan Torres, representante da presidência do Conselho Estadual de Educação e Dinorá Adelaide Musetti Grotti, representante dos professores de especialização da ESA.