Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / 09 / 18 / MARCOS DA COSTA ABRE AS COMEMORAÇÕES DE 30 ANOS DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO

Notícias

MARCOS DA COSTA ABRE AS COMEMORAÇÕES DE 30 ANOS DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO


18/09/2012

O presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa, participou da solenidade em comemoração aos 30 anos da 106ª Subsecção de Santa Rita do Passa Quatro, na última sexta-feira (14/9).

 

 

Participaram do evento a presidente em exercício da Subsecção, Claudia Barcellos Bortolini Missiato, o prefeito Agenor Mauro Zorzi, Sérgio Eduardo Vieira Junior, representando seu tio e presidente da Subsecção entre 1982 e 1987 e 1089 e 1991, Edson Viviani; Maria Isabel Palhares, representando o pai e presidente da Subsecção na gestão 1987-1989, Márcio Rodrigues Palhares; Mauro Aparecido Duarte, presidente da Subsecção entre 1995 e 1997; e Dalson dos Santos Junior, representando o presidente da Subsecção entre 1995 e1997, Alderico Miguel Rosin. Todos os ex-presidentes foram homenageados, assim como Darcy Adalberto Leone, presidente nas gestões 1998-2009, que não pôde comparecer.  Marcos da Costa recebeu um presente da Apae local,  feito pelas crianças, que agradeceu emocionado.

 

O presidente Marcos da Costa ressaltou a importância da Advocacia falando, primeiramente, sobre o trabalho dos advogados na Assistência Judiciária.Por meio da assistência judiciária, a OAB SP atende 1 milhão de pessoas carentes por ano, isso no estado de São Paulo, com um exército de 47 mil advogados, advogados éticos, sérios, dedicados, capacitados, que têm contribuído para que a população carente tenha pleno acesso àJustiça, afirmou.

 

Marcos da Costa lembrou, ainda, que a Justiça do Estado de São Paulo é um dos estados que menos recebe investimentos no Brasil. Há uma luta constante do Judiciário e da advocacia para tentar mudar essa realidade, explicou. Sobre as festividades, o presidente disse que a Seccional paulista da Ordem está comemorando 80 anos e a Subsecção de Santa Rita do Passa Quatro, 30 anos e a  nossa Seccional completou 80 anos de gloriosa existência. Não há outra entidade de classe no Brasil que tenha a expressão social da nossa OAB. Não há no mundo uma entidade de classe de advogado que tenha alcançado o espaço que a nossa Ordem dos Advogados alcançou em nosso país. Basta verificar que na nossa Constituição Federal a Ordem tem concedida legitimidade para discutir a constitucionalidade das nossas leis, lembrou.

 

Cota afirmou que no Brasil não há outra profissão privada, além da advocacia,  que seja mencionada na Constituição e declara serem os advogados essenciais para a administração da Justiça.” Não acredito que haja uma entidade que tenha assumido um papel social como a OAB, que mesmo antes de suas funções corporativas, elege como objetivo a defesa dos calores maiores do Estado Democrático de Direito. Essa distinção que se faz é exatamente pelo papel diferenciado do advogado nos momentos guerra e nos momentos de paz. Nos momentos de guerra nenhum outro profissional se coloca de forma solitária na frente dos cárceres, nos períodos de ditadura militar. Só o advogado faz isso. Portanto, os advogados sãos os únicos profissionais que têm a possibilidade de satisfazer a maior demanda do cidadão, a sede por Justiça. E ao levar a paz de espírito a cada cidadão, consegue melhorar nosso país, finalizou.

 

A presidente da Subsecção de Santa Rita do Passa Quatro relembrou a história da criação da Subsecção, quando o presidente da Seccional era José de Castro Bigi. Santa Rita era jurisdicionada a 9ª Subsecção de Pirassununga e o então presidente Orlando Alves Ferraz, que com desprendimento e despido de vaidades tolas não opôs nenhuma resistência à pretensão legítima, no seu entender, dos advogados santarritenses, contou Claudia.

 

A trajetória da OAB SP, na defesa do Estado de Direito, das prerrogativas do advogado e na valorização profissional merece ser exaltada por todos os advogados, não só do Estado de São Paulo, mas do Brasil. nesse particular, figuras ímpares da advocacia brasileira ocuparam a presidência da Seccional, como Rubens Approbato Machado, Luiz Flávio Borges D´Urso e o atual, Marcos da Costa. Profundo conhecedor das necessidades do interior, Marcos da Costa, sensível aos anseios da coletividade jurídica “, concluiu a presidente.

 

O prefeito de Santa Rita, Agenor Mauro Zorzi, agradeceu o convite da OAB SP para participar da cerimônia e ressaltou a importância da criação da Subsecção na cidade. Após a solenidade, os convidados participaram de um jantar.