MARCOS DA COSTA ABRE AS COMEMORAÇÕES DE 30 ANOS DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO


18/09/2012

O presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa, participou da solenidade em comemoração aos 30 anos da 106ª Subsecção de Santa Rita do Passa Quatro, na última sexta-feira (14/9).

 

 

Participaram do evento a presidente em exercício da Subsecção, Claudia Barcellos Bortolini Missiato, o prefeito Agenor Mauro Zorzi, Sérgio Eduardo Vieira Junior, representando seu tio e presidente da Subsecção entre 1982 e 1987 e 1089 e 1991, Edson Viviani; Maria Isabel Palhares, representando o pai e presidente da Subsecção na gestão 1987-1989, Márcio Rodrigues Palhares; Mauro Aparecido Duarte, presidente da Subsecção entre 1995 e 1997; e Dalson dos Santos Junior, representando o presidente da Subsecção entre 1995 e1997, Alderico Miguel Rosin. Todos os ex-presidentes foram homenageados, assim como Darcy Adalberto Leone, presidente nas gestões 1998-2009, que não pôde comparecer.  Marcos da Costa recebeu um presente da Apae local,  feito pelas crianças, que agradeceu emocionado.

 

O presidente Marcos da Costa ressaltou a importância da Advocacia falando, primeiramente, sobre o trabalho dos advogados na Assistência Judiciária.Por meio da assistência judiciária, a OAB SP atende 1 milhão de pessoas carentes por ano, isso no estado de São Paulo, com um exército de 47 mil advogados, advogados éticos, sérios, dedicados, capacitados, que têm contribuído para que a população carente tenha pleno acesso àJustiça, afirmou.

 

Marcos da Costa lembrou, ainda, que a Justiça do Estado de São Paulo é um dos estados que menos recebe investimentos no Brasil. Há uma luta constante do Judiciário e da advocacia para tentar mudar essa realidade, explicou. Sobre as festividades, o presidente disse que a Seccional paulista da Ordem está comemorando 80 anos e a Subsecção de Santa Rita do Passa Quatro, 30 anos e a  nossa Seccional completou 80 anos de gloriosa existência. Não há outra entidade de classe no Brasil que tenha a expressão social da nossa OAB. Não há no mundo uma entidade de classe de advogado que tenha alcançado o espaço que a nossa Ordem dos Advogados alcançou em nosso país. Basta verificar que na nossa Constituição Federal a Ordem tem concedida legitimidade para discutir a constitucionalidade das nossas leis, lembrou.

 

Cota afirmou que no Brasil não há outra profissão privada, além da advocacia,  que seja mencionada na Constituição e declara serem os advogados essenciais para a administração da Justiça.” Não acredito que haja uma entidade que tenha assumido um papel social como a OAB, que mesmo antes de suas funções corporativas, elege como objetivo a defesa dos calores maiores do Estado Democrático de Direito. Essa distinção que se faz é exatamente pelo papel diferenciado do advogado nos momentos guerra e nos momentos de paz. Nos momentos de guerra nenhum outro profissional se coloca de forma solitária na frente dos cárceres, nos períodos de ditadura militar. Só o advogado faz isso. Portanto, os advogados sãos os únicos profissionais que têm a possibilidade de satisfazer a maior demanda do cidadão, a sede por Justiça. E ao levar a paz de espírito a cada cidadão, consegue melhorar nosso país, finalizou.

 

A presidente da Subsecção de Santa Rita do Passa Quatro relembrou a história da criação da Subsecção, quando o presidente da Seccional era José de Castro Bigi. Santa Rita era jurisdicionada a 9ª Subsecção de Pirassununga e o então presidente Orlando Alves Ferraz, que com desprendimento e despido de vaidades tolas não opôs nenhuma resistência à pretensão legítima, no seu entender, dos advogados santarritenses, contou Claudia.

 

A trajetória da OAB SP, na defesa do Estado de Direito, das prerrogativas do advogado e na valorização profissional merece ser exaltada por todos os advogados, não só do Estado de São Paulo, mas do Brasil. nesse particular, figuras ímpares da advocacia brasileira ocuparam a presidência da Seccional, como Rubens Approbato Machado, Luiz Flávio Borges D´Urso e o atual, Marcos da Costa. Profundo conhecedor das necessidades do interior, Marcos da Costa, sensível aos anseios da coletividade jurídica “, concluiu a presidente.

 

O prefeito de Santa Rita, Agenor Mauro Zorzi, agradeceu o convite da OAB SP para participar da cerimônia e ressaltou a importância da criação da Subsecção na cidade. Após a solenidade, os convidados participaram de um jantar.