OAB SP RENOVA E EXPANDE ISO 9001


19/09/2012

A OAB SP renovou a certificação no sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2008, no qual foram incluídas 26 Subseções da Ordem no Estado de São Paulo. Agora, são 179 as Subseções com o selo e 46 em processo de certificação.

 O presidente em exercício da OAB SP , Marcos da Costa, destacou a participação das Subseções no trabalho de implementação do sistema, disse que a iniciativa requer uma mudança de cultura e que a certificação abre a possibilidade de novas frentes de trabalho na Ordem. "A área de qualidade é a base de sustentação da administração da Ordem. Quando propus sua implantação, ninguém acreditava no sucesso, por entender que a OAB não tinha perfil e hoje o resultado é inquestionável, houve uma quebra de paradigmas", disse.

O auditor líder da empresa  certificadora Germanischer Lloyd , Nairson Oliveira, observou que, em visitas a algumas das Subseções certificadas, houve uma grande mudança na administração das Casas do Advogado e no atendimento à população, mensurável em pesquisas de satisfação. Para ele, o amadurecimento  permitirá  enfrentar novos desafios nas áreas ambiental e de responsabilidade social. Trata-se da implementação das certificações ISO 14.001 (gestão ambiental) e NBR 16.001 (responsabilidade social).

De acordo com o diretor executivo da Germanischer Lloyd,  Reginaldo Maia,  a OAB SP  é uma referência nacional em certificação de qualidade, sendo o cliente da empresa com maior número de localidades no Brasil e um dos maiores no mundo. Maia ressaltou que a ideia de Marcos da Costa de buscar a certificação foi brilhante, pois sentiu-se grande diferença nos locais certificados, com melhor atendimento aos advogados e à população em geral.

ISO 9001 na OAB SP

Das 90 Subseções pequenas da OAB SP, 56 (62%) têm a certificação. Entre as 99 Subseções de porte médio, 88 (89%) são certificadas. Já as 36 Subseções consideradas grandes são todas certificadas.

 Atualmente, cerca de  97% dos advogados do Estado, ou seja, 248.921 de um total de 255.737 profissionais, são inscritos em uma Subseção da OAB que possui o sistema de qualidade ISO 9001.

Participaram também da reunião, a secretária-geral adjunta da OAB SP, Clemencia Wolthers;  o diretor-tesoureiro, José Maria Dias Neto; a diretora-adjunta Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho; a conselheira seccional Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos;  Berilo Gonçalves de Oliveira, coordenador do SGQ, e Horione Candido Mani, gerente de TI.