PARA SECRETÁRIO DE TURISMO DE APARECIDA, ROMARIA DOS ADVOGADOS É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO


25/09/2012

A OAB SP promoveu no último sábado (22/9) a XI Romaria dos Advogados – Aparecida 2012 que, para o secretário municipal de Turismo do município, Célio Luís Batista Leite, é um exemplo de organização a ser seguido: “Vejo a Romaria de OAB SP como um exemplo para as outras romarias. São poucas as profissões que vêm de uma maneira agrupada e bem organizada como os advogados. Cito essa Romaria como exemplo para que a gente possa expandir esse tipo de turismo em Aparecida e trazer cada vez mais entidades de classe para encontros como esse”. A Romaria é divida em duas partes: apresentação no Salão dos Romeiros e Missa solene em ação de graça aos advogados, na Basílica.

Para Marcos da Costa, presidente em exercício da OAB SP, a XI Romaria a Aparecida foi  mais uma oportunidade de a “Advocacia estar unida, comparecendo em peso para um momento de reflexão, elevando  corações  e mentes ao Criador e à Nossa Senhora, para ajudar a todos a cumprir nossa missão – que é buscar contribuir para a efetivação da Justiça”.

O presidente Marcos da Costa também fez o lançamento do Movimento pela Paz e Pela Justiça, lançado pelo Colégio de Presidentes do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira contra a violência na região. “Aproveitamos para lançar no Vale do Paraíba, um movimento iniciado por presidentes 16 Subsecções e conselheiros da região, que têm sofrido com a violência, atingindo e afligindo a todos”, afirmou Costa.
 
Na avaliação de Umberto D´Urso, diretor cultural da OAB SP e responsável pela organização da Romaria, o resultado foi positivo: “Dentre todos os nossos eventos, a Romaria todos os anos nos surpreende com o número de participantes. A cada ano aumenta número de ônibus e advogados, o que indica que estamos no caminho certo, que a Advocacia já aderiu ao evento que sempre tentamos aprimorar”.

Linhagem de Isaias

O padre Antônio Maria também fez uso da palavra e fez uma comparação entre aqueles da linhagem de Isaias e os advogados. Disse que no tempo do antigo Testamento, Deus chamou Isaias que deveria alertar o povo que tinha se corrompido e este respondeu que ainda bem que de sua linhagem tinham ficado alguns. “Quis fazer essa comparação para que os advogados se sintam escolhidos, integrem essa linhagem sagrada, se sintam chamados por Deus para fazer a justiça e defender o Direito. Como essa missão não é fácil, acho importante que os advogados tenham vindo aos pés da Mãe do Céu para pedir sua interseção e sua ajuda”, afirmou.

A benção aos romeiros foi dada pelo padre Rosalvino Morán Vinãyo, que disse ser a Romaria algo necessário porque a sociedade está muito materialista. “Isso espiritualiza e humaniza a pessoa. Traz sentimento de segurança e ele alegria., Deus disse – Eu vos deixo a paz e esse Deus que adentra o ser humano e se espalha pela OAB SP, que pratica e Justiça e busca o bem para todas as pessoas”

Segundo a presidente em exercício da Subsecção de Aparecida, Ana Maria Seraphim, a Romaria é um evento importante para os advogados católicos: “Momento de reflexão na vida pessoal e profissão, que exige bastante do nosso caráter e honestidade, na Casa da Mãe, de Nossa Senhora, que tem grande simbolismo. A gente para  e analisa o que é feito de nossa vida e de nossa profissão”. O coordenador executivo da Romaria, o conselheiro seccional,  Luiz Augusto Rocha de Moraes, ressalta que a Romaria nesse onze anos tornou-se uma realidade, onde os advogados vão imbuídos de um momento de reflexão, agradecimento e espiritualidade voltado ao “sacerdócio da advocacia”.
 
Também participaram  da Romaria: Célio Luiz Bitencourt, diretor-tesoureiro da CAASP, representando o presidente da Caixa; a diretora-adjunta Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho; o presidente das Subsecções de Santos , Rodrigo Lyra, e de Pinheiros, Mauricio Januzzi; os conselheiros Luiz Carlos Ribeiro da Silva; Luiz Tadeu de Oliveira Prado, Rui Augusto Martins;  Helena Maria Diniz, Yara Batista de Medeiros; Rosângela Maria Negrão e Antonio Jorge Marques; entre outras autoridades.