9ª FENALAW ACONTECE DE 16 A 18 DE OUTUBRO


02/10/2012

São Paulo recebe nos dias 16, 17 e 18 de outubro a 9ª Edição da FENALAW – Exposição e Congressos para o Mercado Jurídico, considerado o maior evento da área na América Latina, que é apoiado pela OAB SP e reúne também soluções, produtos e serviços destinados a escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

 

São esperados no evento, que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 - 5º andar), 4.000 visitantes, 500 congressistas e 70 expositores. A programação inclui congresso durante os três dias de evento, seminários e workshops. No dia 16, às 9h50, Gustavo Loyola e Ernesto Guedes Filho, sócios da Tendências Consultoria, falam sobre a situação econômica no Brasil no âmbito jurídico.

Às 11h10, haverá um debate as diferenças e semelhantes no mercado jurídico das diferentes regiões brasileiras. Participam Elias Marques de Medeiros Neto, diretor jurídico da COSAN, como moderador; Jorge Alex Nunes Athias, Sócio do escritório SILVEIRA, ATHIAS, SORIANO DE MELLO, GUIMARÃES, PINHEIRO E SCAFF; Marcelo Zarif, Sócio do MMC & ZARIF ADVOGADOS; Renato Chagas Côrrea da Silva, Sócio do ERNESTO BORGES ADVOGADOS; e Rodrigo Freire, diretor administrativo-financeiro e de tecnologia da informação do DÉCIO FREIRE E ASSOCIADOS.

 

Às 13h30, o debate será sobre internacionalização do mercado jurídico brasileiro. Participantes: Elias Marques de Medeiros Neto, diretor jurídico da COSAN; Horácio Bernardes Neto, sócio do MOTTA, FERNANDES ROCHA – ADVOGADOS; Nuno Albuquerque, sócio do NUNO ALBUQUERQUE, DEOLINDA RIBAS SOCIEDADE DE ADVOGADOS (Portugal); e Carlos Miguel Aidar, sócio do AIDAR SBZ ADVOGADOS.

 

Às 14h30, possibilidades de mudanças na estrutura do capital das sociedades advocatícias é o assunto de José Edgard Bueno, sócio do J BUENO MANDALITI; e Rubens Vidigal Neto, sócio do PERLMAN VIDIGAL ADVOGADOS.

A última palestra, às 16h, será sobre a informatização e a tecnologia na Justiça brasileira, com o moderador Marcelo Castanha, diretor executivo da NOVAPROLINK.

O congresso no dia 17 será dividido em dois temas: “Sociedades de Advogados” e “Departamentos Jurídicos”.

No primeiro tema, às 13h40, Carlos Fernando Siqueira Castro, sócio do SIQUEIRA CASTRO ADVOGADOS, fala sobre planejamento estratégico para escritórios advocatícios. Às 14h20, Ivo Corradi, consultor de organização do trabalho da OZ! ORGANIZE SUA VIDA, aborda o uso de tecnologias para advogados e otimização do tempo. Às 15h, Francisco Antonio Fragata Junior, sócio do FRAGATA E ANTUNES, fala sobre workflow (fluxo de trabalho) para escritórios. Às 15h40, a RT ONLINE fará um estudo de caso utilizando base de dados online. Às 16h10, Simone Salomão, da TOTVS, fala sobre políticas de remuneração. Às 17h10, Cristiane Kieling Monteiro, gerente comercial do STUDIO FISCAL, e José Francisco Braccini Neto, gestor do STUDIO BUSINESS STORE, debatem cases de empreendedorismo na advocacia. Às 17h40, o assunto são novas formas de parceria e aliança para escritórios, com Marcelo Maximilian Kaiber, advogado gestor do STUDIO LAW; e Flávia Malheiros, sócia diretora do MALHEIROS ADVOGADOS ASSOCIADOS.

No dia 18, o congresso terá programação única, com abertura às 13h50 do presidente de mesa e moderador Júlio Cesar Bueno, sócio do PINHEIRO NETO ADVOGADOS. Às 14h, haverá debate sobre gestão de equipes em escritórios. Participam: Ana Cassia Elias Mercante, diretora geral do Departamento Jurídico da GENERAL MOTORS; Antonio Francisco Lima de Rezende, vice-presidente jurídico da WHIRLPOOL S.A.; e Fernando Engelberg de Moraes, vice-presidente jurídico da LOUIS DREYFUS COMMODITIES BRASIL.

 

Também no dia 16, será realizado o “Seminário IBC Inovações Legislativas e Seus Impactos na Atividade Empresarial”. A abertura, às 9h, será feita pelo presidente de mesa e moderador, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, sócio do RIBEIRO, ABRÃO E MATHEUS ADVOGADOS e diretor de comunicação do IASP. Os debatedores são: Antonio de Pádua Soubhie Nogueira, sócio do ÁVILA, NOGUEIRA E MIGUEL NETO – ADVOGADOS; Pedro da Silva Dinamarco, sócio fundador do DINAMARCO, ROSSI, BERALDO E BEDAQUE ADVOCACIA;
Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa, sócio do HÉLIO RUBENS BATISTA RIBEIRO COSTA ADVOCACIA; e Paulo Henrique dos Santos Lucon, sócio do LUCON ADVOGADOS.

 

Às 13h30, o assunto a ser debatido é o novo Código Comercial, com Armando Rovai, advogado, presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB SP e professor de Direito Comercial (MACKENZIE e PUC); Ivo Waisberg, advogado sócio do COSTA, WAISBERG E TAVARES PAES SOCIEDADE DE ADVOGADOS; e Newton De Lucca, professor (USP) e desembargador do TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO.

 

Ainda no dia 16, haverá seminários especiais, em parceria com instituições de ensino. Com a PUC SP, o tema será o Direito Imobiliário, com os palestrantes William Santos Ferreira e Everaldo Augusto Cambier, coordenadores da pós-graduação em Direito Imobiliário, mestres e doutores. Já o MACKENZIE abordará o Direito Eletrônico, com os palestrantes Susana Mesquita Barbosa, coordenadora do Lato Sensu e professora do Núcleo de Filosofia e Teoria Geral do Direito; Alexis Augusto Couto de Brito, advogado criminalista, chefe do Núcleo de Processo Penal e professor de Direito Penal e Processo Penal; e Marco Aurélio Pinto Florencio Filho, advogado criminalista, membro da Comissão dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP e professor de Direito Penal. Já os professores do INSPER falam sobre Direito Empresarial. São eles: André Antunes Soares de Camargo, professor e coordenador dos programas de LLM; José Luiz Conrado Vieira, consultor e professor; Fábio Soares de Melo, professor conselheiro do LLM em Direito Tributário; e Daniel Boulos, coordenador e professor do curso de pós-graduação (LLM) em Direito dos Contratos.

Nos dias 17 e 18, serão realizados, ainda, workshops. Às 9h, dia 17, precificação estratégica para escritórios será o tema de Felipe Adaime, consultor da ANDOVER CONSULTORES; e Ricardo Felice, diretor executivo do DEMAREST E ALMEIDA ADVOGADOS. Simultaneamente, Marcia Muniz, diretora jurídica da HEWLETT PACKARD BRASIL, aborda provisionamento e contingenciamento na área jurídica.

No dia 18, Ricardo Felice volta a falar, sobre noções de contabilidade e finanças para advogados, às 8h30. No mesmo horário, haverá workshop sobre gestão do departamento jurídico de empresas públicas e economias mistas, com Jailton Zanon da Silveira, diretor jurídico da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL; Alessandro Antonio Stefanutto, procurador chefe nacional da PROCURADORIA FEDERAL ESPECIALIZADA JUNTO AO INSS; e Kátlei Magali Kusslee, consultora jurídica do SERPRO. Às 14h, Carlos Pereira, sócio do BENZOTA, PEREIRA E PRESTES E BORBA – SOCIEDADE DE ADVOGADOS; e Luis Otávio Camargo Pinto, sócio do YARSHELL, MATEUCCI E CAMARGO ADVOGADOS, falam sobre Termo de Ajustamento de Conduta, ações civis públicas e inquérito nas relações trabalhistas.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site http://www.informagroup.com.br/site/hotsite_ibc.asp?idevento=104, que também disponibiliza a programação completa e detalhes sobre a feira, entre outras informações.