MARCOS DA COSTA PARTICIPA DE CONGRESSO PARA O ADVOGADO EM INÍCIO DE CARREIRA


09/10/2012

O presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa, fez a abertura do “Congresso Para o Advogado em Início de Carreira”, no último sábado (6/10), no Teatro Gazeta, ao lado do conselheiro seccional e diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, Umberto D´Urso, e de Marco Antonio Araújo Júnior, do vice-presidente acadêmico do Complexo Damásio de Jesus, instituição patrocinadora do evento, que sorteou três bolsas de estudos entre os participantes.

 

“Esse congresso tem como objetivo contribuir com os jovens advogados nesse início de carreira, promovendo palestras e eventos sobre temas de seu interesse, o que ajudarão na formação  profissional, além de trazer o jovem advogado para mais próximo da Ordem. Uma das nossas prioridades durante toda a gestão foi abrir as portas da Ordem e, em especial, para o jovem advogado”, explicou o presidente.

 

Marcos da Costa lembrou que a OAB SP tem promovido inúmeras palestras em todo o Estado, sempre pensando em ajudar os advogados paulistas a aprimorar e reciclar o conhecimento.“Não há um dia na Ordem quando não ocorram diversos eventos simultâneos, em média oito palestras por dia em todo o Estado de São Paulo, para que o colega paulista possa se aperfeiçoar  e, assim, estar preparado para cumprir a missão de todo advogado”, afirmou.

 

O presidente também falou sobre a importância das prerrogativas profissionais dos advogados, assunto que foi tema de uma das palestras do evento.“Essa semana, pela primeira vez, no curso de formação de delegados, da Academia de Polícia, colegas proferiram aula magna para os futuros delegados sobre prerrogativas profissionais dos advogados. Essa é uma grande conquista. Não há ambiente profissional onde possamos cumprir a nossa missão sem que as nossas prerrogativas profissionais sejam respeitadas. Prerrogativas são essenciais para a advocacia e o que fazemos é instrumentalizar o direito mais fundamental do cidadão, que é o direito de defesa”, argumentou.

 

Marco Antonio Araújo Júnior, diretor do Complexo Educacional  Damásio de Jesus, assegurou que “vemos a OAB SP trabalhando cada vez mais em prol do advogado, especialmente do jovem advogado. Hoje nós teremos grandes palestras aqui e isso nos faz crescer. É nesse sentido que a OAB SP vem fazendo um grande trabalho”, afirmou.

 

O presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP, Fábio Guedes Garcia da Silveira contou sobre sua experiência na Ordem, quando foi convidado para comparecer a uma reunião na sede da entidade sobre a criação do Conselho do Jovem Advogado.

 

“A OAB SP até então era encastelada. Os jovens advogados não tinham acesso. Tínhamos a impressão de que a OAB só era aberta a pessoas de famílias tradicionais, advogados que compunham escritórios de renome. E aquele convite fez com que eu tivesse uma outra impressão sobre aquela gestão, gestão presidida por Rubens Approbato Machado, que tinha outra mentalidade, a de abrir as portas ao jovem advogado e permitir por meio do aprimoramento profissional que nós pudéssemos trilhar outros caminhos”, contou Silveira.

 

Participaram do congresso o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB SP, Arles Gonçalves Júnior; o presidente da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB SP, Aleksander Mendes Zakimi; e do presidente da Comissão de Visitas e Recepção da OAB SP, Alessandro Brecailo.

 

O evento contou com as palestras “O Jovem Advogado e o Desafio da Comunicação Eficaz”, com exposição do conselheiro seccional e presidente da Comissão de Assuntos Corporativos da OAB SP, J. B. de Oliveira; “Prerrogativas Profissionais do Advogado”, com exposição do advogado criminalista, conselheiro e presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Antônio Ruiz Filho; “Iniciação na Advocacia Criminal”, com exposição do advogado Edson Luiz Knippel; “Mercado de Trabalho na Área Condominial”, com exposição do advogado Márcio Rachkorsky; “Iniciação no Direito de Família”, com exposição do presidente da Comissão de Direito de Família da OAB SP, Nelson Sussumu Shikicima; “Iniciação na Advocacia Trabalhista”, com exposição do advogado Gerson Shiguemori; e “Inteligência com Foco em Resultado para o Advogado”, com exposição do médico Jô Furlan.

Durante o evento, foram  sorteados prêmios aos   participantes , que  podem fazer a retirada no Departamento de Cultura (Praça da Sé, 385 - 10 andar), com a apresentação do canhoto .

 

Participantes sorteados

19417;

19424;

19434;

19450;

19487;

19517;

19532;

19540;

19555;

19575;

19619;

19636;

19652;

19665;

19707;

19711;

19717;

19730;

19745;

19760;

19777;

19801;

19821;

19850;

19864;

19902;

19918;

19959;