IV CONGRESSO ESTADUAL DE DIREITO DE FAMÍLIA DA OAB SP


19/10/2012

A OAB SP realiza no próximo sábado (20/10) o IV Congresso Estadual de Direito de Família, em São Paulo. O evento é promovido pelo Departamento de Cultura e Eventos e pela Comissão de Direito de Família da entidade, com patrocínio da Legale – Cursos Jurídicos, e acontece a partir das 8h30, no Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900).

A abertura contará com a participação do presidente em exercício da OAB SP, Marcos da Costa; do diretor cultural e conselheiro seccional da entidade, Umberto D’Urso; e do advogado e diretor-geral da Faculdade Legale, Edison Maluf.

Em seguida, a advogada Regina Beatriz Tavares da Silva fala sobre “Separação e Divórcio”. Ela é doutora e mestre em direito civil pela USP e professora e coordenadora do curso de especialização em direito de família e das sucessões na Escola Superior de Advocacia (ESA) de São Paulo.

A palestra seguinte é “Uniões Poliafetivas: das Reflexões ao Questionamento”, com a advogada Kátia Boulos, vice-presidente da Comissão de Direito de Familia, professora em cursos de pós-graduação e da ESA e coautora da obra “Grandes Temas de Direito de Família e das Sucessões”.

“Mediação Familiar – uma Nova Visão para a Solução de Conflitos” é o tema da palestra da sequência, com o advogado Cássio Filgueiras, vice-presidente da Rede Internacional de Mediação Interdisciplinar, mediador de conflitos junto à 8ª Vara de Família e Sucessões do Fórum João Mendes, professor de mediação na Associação Filosófica Palas Athena SP e especializado em mediação pelo COGEAE-PUC e pelo Centre Jeunesse de Montreal (Canadá).

O presidente da Comissão de Direito de Família da OAB SP, Nelson Sussumu Shikicima, falará sobre “Ordem Vocacional Hereditária – Aspectos Polêmicos”. Ele é mestre e doutor em ciências jurídicas, professor da ESA, da Faculdade de Direito Damásio de Jesus, de cursos preparatórios para concursos públicos e de pós-graduação.

A última palestra, com o tema “União Homoafetiva”, será ministrada pelo desembargador Antônio Carlos Malheiros, coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e professor universitário.

As inscrições para o congresso podem ser feitas na sede da OAB SP, na Praça da Sé, 385, ou por este link, mediante doação de uma lata ou um pacote de leite integral em pó.