COMUNICADO IMPORTANTE - NOTÍCIAS FALSAS VISAM DENEGRIR A OAB SP


28/11/2012

COMUNICADO IMPORTANTE

NOTÍCIAS FALSAS VISAM DENEGRIR A OAB/SP

(ÀS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES)

Na qualidade de Diretores da OAB/SP, vimos pelo presente comunicado cumprir o dever de mais uma vez defender a OAB/SP, das ofensas e imputações mentirosas que a Ordem tem sido vítima.

Um certo candidato de oposição tem insistido nos ataques à instituição, propagando notícia falsa que imputa à Ordem a autoria de suposto crime ambiental, no âmbito da Colônia de Férias dos Advogados, bem como a seus dirigentes, o que foi noticiado há duas semanas e totalmente desmentido por Nota Oficial,  inclusive publicada pela mídia.

A OAB/SP jamais cometeu crime ambiental. Essa área de lazer foi recebida em doação, pela OAB/SP  em 1995. Em 2001 ocorreu a inauguração da Colônia de Férias na gestão Carlos Miguel Aidar. Em 1997 o Ministério Público Estadual fez um questionamento,  que resultou num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2000 e totalmente cumprido.

Recentemente um Procurador da República que foi alvo de desagravo e de representação contra ele junto ao Conselho Nacional do Ministério Público, promovidos pela OAB/SP, por violação de prerrogativas de advogados locais, pretendeu reavivar esse tema quinze anos depois, duas semanas antes de nossas  eleições, com notícia veiculada pela Folha de São Paulo, a qual foi prontamente desmentida e publicada no próprio jornal.

Lamentavelmente esse candidato de oposição ataca a instituição, com base nessa extemporânea “notícia” da Folha de São Paulo, divulgando reiteradamente essa imputação gravíssima e sem qualquer fundamente, exclusivamente para fins eleitorais, mesmo que isso custe a reputação da nossa gloriosa OAB/SP. Isso não se pode admitir.

Chegou ao conhecimento da Ordem que essa notícia seria novamente publicada no Jornal, às vésperas da eleição para confundir nossos colegas, maculando a história de nossa Instituição.

Não satisfeito, esse mesmo candidato passou a espalhar boatos, imputando à OAB/SP que a mesma teria aplicado recursos no Banco Cruzeiro do Sul e perdido grande soma em dinheiro, o que é uma grande mentira, pois a OAB/SP não realizou nenhuma aplicação de seus recursos, advindos da contribuição dos colegas, nesse Banco Cruzeiro do Sul.

Há informações de que também essa mentira seria objeto de uma matéria jornalística na véspera da eleição, a fim de  iludir o eleitorado. Não se sabe onde isto pode chegar, pois novas informações dão conta de que outras matérias jornalísticas estão sendo preparadas para esse momento eleitoral.

A Diretoria da OAB/SP, cumprindo o dever de sua atribuição legal e estatutária, de defesa da nossa entidade, vem a público para REPUDIAR esses ataques, DESMENTIR essas afirmações ofensivas e ALERTAR os colegas quanto a essas falsas notícias que maculam nossa instituição.

São Paulo, 27 de novembro de 2012
 
Luiz Flávio Borges D’Urso
Presidente
 
Braz Martins Neto
Secretário Geral
 
Clemência Beatriz Wolthers
Secretária Adjunta
 
José Maria Dias Neto
Tesoureiro
 
Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho
Diretora Adjunta da Mulher Advogada