OPHIR CAVALCANTE RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO


10/12/2012

Dentro da sessão do Conselho Seccional da OAB SP, que será realizada no dia 11 de dezembro, às 10 horas, na sede da Ordem (Praça da Sé, 385) será instalada sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo para conceder ao presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, o título de cidadão paulistano. A sessão será conduzida pelo vereador José Police Neto, presidente do Legislativo paulistano.

 “A advocacia paulista se sente honrada por receber tão importante evento  em sua sede, a  Casa da Cidadania,   principalmente quando o homenageado é  nosso presidente do Conselho Federal da OAB que, nesses três anos de gestão, mostrou competência e firmeza na condução dos destinos da advocacia brasileira. Tenho certeza que esse importante título encerra com chave de outro seu mandato e expressa o sentimento da maior parcela da advocacia brasileira que se concentra no Estado de São Paulo ”, afirmou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

Cavalcante soube de sua indicação em agosto, quando esteve reunido com o vereador paulistano Floriano Pesaro.“Essa homenagem pertence não a mim, mas a toda a advocacia e à OAB, por seu trabalho em prol da sociedade”, disse, à época, o presidente nacional da OAB.

O presidente da OAB Nacional nasceu em Belém (PA), em janeiro de 1961. É filho do ex-presidente do Conselho Federal da OAB Ophir Filgueiras Cavalcante, que administrou o CF entre 1989 e 1991.Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará em 1983. Foi advogado do Banpará e consultor geral da Câmara Municipal de Belém. Na OAB do Pará, foi conselheiro, vice-presidente (1998/2000) e presidiu a entidade no período de 2001 a 2006.

Cavalcante é procurador do Estado do Pará e professor da UFPA, do qual se licenciou para exercer o mandato na OAB. É mestre em Direito do Trabalho pela UFPA.Atualmente Cavalcante é presidente do Conselho Federal da OAB, da União dos Advogados de Língua Portuguesa e do Comitê Nacional para o Brasil da Union Internacionale des Avocats.