MARCOS DA COSTA DÁ POSSE À PRIMEIRA PRESIDENTA DA OAB-PIRASSUNUNGA


28/01/2013

O presidente Marcos da Costa abriu a cerimônia de posse solene da primeira presidenta da subsecção de Pirassununga, Sandra Valéria Vadalá Müller, no último dia 25 de janeiro, às 21 horas, no plenário da prefeitura daquele município. Também foram empossados os diretores: o vice-presidente, Cloves Huber; a secretária-geral, Sandra Nice Dornella Benetati; o secretário adjunto, Nelson Ribeiro Filho e o tesoureiro, Ronaldo Carlos Pavão.

Valter Tadeu Camargo de Castro, presidente que deixou o cargo, disse que viveu essa emoção da posse há três anos e que naquele instante vivia a emoção da despedida. Citou letra de música de Milton Nascimento: “São só dois lados da mesma viagem/O trem que chega/É o mesmo trem da partida/A hora do encontro é também despedida”. Falou das realizações da sua gestão, sugeriu que a nova diretoria esteja preparada para as críticas, sem nunca desistir. “Sejam fortes, tenho certeza que serão vencedores”, comentou. Castro recebeu das mãos de Marcos da Costa uma placa de gratidão.

A presidenta empossada Sandra Vadalá Müller chamou todos os diretores para, conjuntamente, prestarem o compromisso do cargo. Ao fazer uso da palavra, ela agradeceu inicialmente a família, por ter tido um papel fundamental ao longo de sua vida. Também fez agradecimentos à sua diretoria, aos colegas que confiaram nela e às autoridades presentes. Disse que a OAB é resultado de uma obra coletiva. Comprometeu-se em trabalhar de forma incansável e lembrou que os advogados não se cansam de lutar pelo direito, pela democracia e pelas prerrogativas profissionais.

A nova presidenta ressaltou, ainda, que a Casa do Advogado é a casa da cidadania e que os advogados são os defensores do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da justiça social. E, como consta na no art. 133 da Constituição Federal, são indispensáveis à administração da justiça.  Afirmou que quando se desrespeita as prerrogativas do advogado é a democracia que é atingida. Segundo Sandra, a 9ª. subsecção da OAB SP não transigirá em sua missão voltada ao cidadão. E encerrou com uma convocação aos advogados pirassununguenses: “unidos somos mais fortes, conto com todos vocês”.

A prefeita de Pirassununga, Cristina Aparecida Batista, quebrou o protocolo e ofereceu rosas à nova presidenta da OAB de Pirassununga, desejando sucesso em sua missão de defesa do cidadão. A prefeita ressaltou que a OAB local sempre foi bem representada. “Nós sabemos da defesa e da luta dos advogados e advogadas dessa Casa tão honrada que luta pela cidadania de Pirassununga. E com Sandra não será diferente. Primeira mulher a presidir a OAB, uma mulher batalhadora e envolvida com vários projetos na área da criança e do adolescente e que já ocupou importantes cargos”, disse.

Ao encerrar a série de  discursos, Marcos da Costa enfatizou que fez questão de dar posse à primeira mulher advogada a presidir a Subsecção de Pirassununga, uma das mais antigas do Estado.

“No quadro de inscritos da OAB SP, as mulheres vêm ampliando seu espaço, e hoje o número de mulheres inscritas supera o total de homens, a demonstrar que as advogadas vêm conquistando posições na advocacia e na liderança na classe. É uma realidade diferente da que encontramos no Legislativo. Dados divulgados pela Secretaria Especial de Política para as Mulheres e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que o Brasil é o 107º país em representação feminina no parlamento, atrás de todos os países da América Latina, com exceção do Haiti”, comentou.

O presidente da Seccional  também fez menção à vertente social da OAB SP, com as bandeiras de interesse da cidadania que vem sustentando ao longo de seus 81 anos de história, como a de pleno acesso do cidadão carente à Justiça, com o que vem colaborando em São Paulo através do trabalho sério e qualificado de 47 mil advogados, que atendem mais de um milhão de carentes/ano  em todo o Estado.(Asssessoria de Imprensa: Santamaria N.Silveira)