ALEXANDRE OGUSUKU SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA


30/01/2013

O presidente da subsecção de Sorocaba, Alexandre Ogusuku, será o novo presidente da Comissão de Assistência Judiciária, substituindo Caio Augusto Silva dos Santos, atual secretário-geral da OAB. Para o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, a escolha de Ogusuku se deve à capilaridade de perfil de liderança ligada ao interior do Estado, a exemplo de seu antecessor. O vice-presidente da Comissão é Julio Cesar Fiorino Vicente, presidente da Subsecção de Jaú.

 À frente da Comissão de Assistência Judiciária, Ogusuku pretende implantar duas propostas importantes. A primeira é negociar com a Defensoria Pública a criação e estabelecimento de um novo convênio, tentando acabar com as contradições existentes nos enunciados estabelecidos pela Defensoria no convênio atual, que segundo ele, criou dificuldades para o advogado. “Num diálogo franco com a Defensoria Pública e com a coleta de sugestões dos advogados será possível chegarmos a uma nova minuta mais adequada à realidade”, diz.

Ogusuku também quer regionalização a comissão: “Pretendemos criar em cada polo do interior do Estado, uma unidade regional dessa comissão se dirigindo ao interior, dialogando, percebendo as dificuldades dos advogados e administrando os problemas técnicos. A intensidade do trabalho na assistência judiciária no Interior é muito maior do que na Capital”.

O novo presidente da Comissão de Assistência Judiciária também pretende oferecer cursos gratuitos para os advogados da Assistência Judiciária e propor convênios com as prefeituras: “É preciso agilizar os procedimentos, qualificar e aperfeiçoar os advogados, buscar alternativas para que esses profissionais sobrevivam sem o convênio e reduzir o valor referência para o atendimento gratuito de três salários mínimos para um salário mínimo”.