VISITA MONITORADA AO MUSEU DO CRIME


13/02/2013

No dia 5 de março, às 15 horas, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove , em parceria co a Acadepol, uma visita monitorada ao Museu da Polícia Civil de São Paulo (conhecido como Museu do Crime), na Academia de Polícia Dr Coriolano Nogueira Cobra (Praça Prof. Reinaldo Porchat, 219 – 2º andar – Cidade Universitária).

Com quadros, fotografias, documentos, armas antigas, distintivos e diferentes utensílios utilizados pela polícia paulista desde o início do século XX, o Museu do Crime traz ricas possibilidades de debate sobre a evolução da investigação criminal, como também sobre a jurisprudência na área e as formas de atuação do advogado criminalista em diferentes épocas, o que certamente pode revelar fundamentos de muitos dos aspectos observados hoje.

Um exemplo é o espaço reservado para a descrição psicológica e comportamental do “Maníaco do Parque”, o motoboy Francisco de Assis Pereira. O homem atraia as vítimas, mulheres, para o Parque do Estado, com a falsa promessa de emprego em agências de modelo, lá elas eram violentadas e, em alguns casos, assassinadas. Preso em agosto de 1998, quando tinha 30 anos, ele foi condenado por homicídio, estupro, roubo e atentado violento ao pudor.

O acervo presente hoje no Museu da Polícia Civil começou a ser formado na década de 1920, com a exposição de peças do cotidiano policial, na então Escola de Polícia, servindo de ilustração para as aulas. O acervo foi aumentando com o tempo e em 1952 passou a ser exposto ao público, chegando ao endereço atual em 1970. Reformulado e reorganizado, o Museu do Crime mudou de nome em 2005, quando por decreto estadual passou a se chamar Museu da Polícia Civil.

Serviço

Visita monitorada ao Museu da Polícia Civil

Data – 5 de março, às 15 horas

Saída da Sede da OAB SP – Praça da Sé, 385 – Centro

Inscrições no Departamento de Eventos e Cultura (Praça da Sé, 385 – 10º andar) ou pelos telefones 3291-8190 / 8191, mediante pagamento de R$ 25,00 para custeio do transporte ao museu.

Vagas limitadas.