ESTÁ NO AR A 3ª. EDIÇÃO DA REVISTA DA CAASP


14/02/2013

Já saiu a terceira edição da Revista CAASP, que traz uma série de assuntos de interesse para a classe e para a sociedade. A publicação traz uma reportagem que analisa o “vazio jurídico”, que se apresenta com o fim da Lei de Imprensa em 2009, decidido pelo STF. A reportagem faz uma análise histórica do tema e apresenta comparativos com casos internacionais de evidente transgressão da mídia, bem como casos de sucesso, com respeito à ética editorial equilibrada, sem incorrer em censura prévia. O texto conta com a opinião de Manuel Alceu Affonso Ferreira, especialista em Direito autoral e que foi ex-secretário de Justiça do Estado de São Paulo.

Na coluna “Palavra do Presidente”, o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, foca na tragédia da boate Kiss, em Santa Maria (RS), para alertar sobre o descaso, e decorrente ineficiência, do Poder Público, que ao propiciar terreno para o não cumprimento de leis já existentes, permite que tragédias como esta e tantas outras já vivenciadas no país se repitam.

A Seção “Parceira CAASP” trata da implantação do processo eletrônico na Justiça paulista e também conhecer maneiras de adaptar a sua rotina de trabalho e do escritório para uma nova realidade que está transformando o Direito.

A revista faz um alerta sobre um mal silencioso está na sessão “Saúde”: a Hepatite C. O vírus da doença infecta cerca de 1,5 milhão de brasileiros, com o agravante de não manifestar sintomas, o que acaba por fazer com que evolua a ponto de provocar cirrose hepática ou câncer de fígado, ocasionando a morte do paciente. Em 2007, a CAASP incluiu o exame para a detecção do vírus HCV entre os testes da “Campanha Fura Dedo”, que acompanha os eventos da Caixa em todo o Estado.

Em sua 3ª edição, a revista ainda apresenta a opinião dos criminalistas Paulo Sérgio Leite Fernandes e de José Roberto Batochio, este último membro nato da OAB.

A  Revista CAASP pode ser acessada pelo portal da Caixa, na internet – www.caasp.org.br